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dc.creatorBassi, Fabrício de Moura-
dc.date.accessioned2021-08-25T19:17:47Z-
dc.date.available2021-08-25T19:17:47Z-
dc.date.issued2021-07-14-
dc.identifier.citationBASSI, Fabrício de Moura. Ensino Religioso: história, currículo e desafios docentes na Rede Pública Municipal de Educação de Uberlândia-MG a partir da Lei nº 9.475/97. 2021. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5555.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32666-
dc.description.abstractThroughout history, the presence of the discipline of religious education in the oficial curriculum of brazilian public schools has been controversial, sometimes included, sometimes excluded due from the relationship between church and state. The dissertation aims to describe and undestand how the historical construction of the curriculum of the discipline of Religious Education took place in the municipal public school system of education of Uberlândia-MG, from law nº 9.457/97. It presentes a broad and detailed historical description of Religious Education in the period between the years 1500 and 1988, on the basis of excerpts from the legal system, those who promoted their inclusion and exclusion in the brazilian curriculum, respectively defining their position in the same. It addresses the historical and conceptual construction of Religious Education as one oficial curricular componente established by law nº 9.475/97 highlighting its main aspects: concept, object of study, objectives, methodology and training of its teachers. It is described about the construction of the discipline of Religious Education and its respective curriculum in the Municipal Public Educacion Network of Uberlândia-MG analyzing the Municipal Curricular Guidelines of this curricular component and demonstrating its influences and the interrelation with the continuing education of teachers this área of knowledge. Using a qualitative methodology, a descriptive documentar and bibliographical research was carried out from the relevant legislation to Religious Education at the municipal, state, and national leves and the bibliographic references related to the proposed theme; and one explanatory analysis of the Municipal Curriculum Guidelines. The study proposed in this dissertation revealed that the Municipal Curriculum of Religious Education is characterized as a historical and analytical product of the pedagogical practices of teachers in this área and, therefore, intrinsically related to their continuing education, qualifying itself as an educational project based on human rights and focused on the human, ethical and Citizen formation of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectReligious Educationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEnsino Religioso: história, currículo e desafios docentes na Rede Pública Municipal de Educação de Uberlândia-MG a partir da Lei nº 9.475/97pt_BR
dc.title.alternativeReligious Education: history, curriculum and teaching challenges in the Municipal Public Education Network of Uberlândia-MG from Law nº 9.475/97pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinho, Romana Isabel Brázio Valente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267259509565065pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Giseli do Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921784610473197pt_BR
dc.contributor.referee2Danelon, Márcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301932501639244pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8519553734064286pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo decorrer da história, a presença da disciplina de Ensino Religioso no currículo oficial das escolas públicas brasileiras foi controversa, ora incluída, ora excluída à deriva da relação entre Igreja e Estado. A dissertação propõe-se a descrever e a compreender como transcorreu a construção histórica do currículo da disciplina de Ensino Religioso na Rede Pública Municipal de Educação de Uberlândia-MG, a partir da Lei nº 9.457/97. Apresenta-se se uma ampla e detalhada descrição histórica contextualizada do Ensino Religioso no período compreendido entre os anos de 1500 a 1988, embasada em trechos de ordenamentos jurídicos que promoveram a sua inclusão e exclusão no currículo brasileiro, definindo, respectivamente, a sua posição no mesmo. Aborda-se a construção histórica e conceitual do Ensino Religioso, enquanto componente curricular oficial, a partir da Lei nº 9.457/97, salientando os seus principais aspectos: conceito; objeto de estudo; objetivos; metodologia e formação de seus docentes. Descreve-se sobre a construção da disciplina de Ensino Religioso e de seu respectivo currículo na Rede Pública Municipal de Educação de Uberlândia-MG, analisando as Diretrizes Curriculares Municipais deste componente curricular e demonstrando as suas influências e a inter-relação com a formação continuada dos docentes desta área do conhecimento. Utilizando-se de uma metodologia de natureza qualitativa, realizou-se: uma pesquisa descritiva documental e bibliográfica a partir das legislações pertinentes ao Ensino Religioso nos âmbitos nacional, estadual e municipal, e de referenciais bibliográficos relacionados ao tema proposto; e uma análise explicativa sobre as Diretrizes Curriculares Municipais. O estudo proposto nesta dissertação revelou que o currículo municipal do Ensino Religioso se caracteriza como um produto histórico e analítico das práticas pedagógicas dos docentes desta área e, por isso mesmo, intrinsicamente relacionado a sua formação continuada, qualificando-se como um projeto educacional fundamentado nos direitos humanos e voltado para a formação humana, ética e cidadã dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration190pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5555pt_BR
dc.orcid.putcode98985394-
dc.crossref.doibatchid8fd497c9-f3ab-4c00-bcb2-c98890ccc62e-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
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