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dc.creatorSousa Junior, Maurício José de-
dc.date.accessioned2021-08-12T19:27:46Z-
dc.date.available2021-08-12T19:27:46Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationSOUSA JUNIOR, Maurício José de. De um regime a outro: perspectivas e diálogos do cinema em Deleuze e Rancière. 2021. 227 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5521pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32607-
dc.description.abstractThis thesis seeks to understand the aesthetics related to cinema in the different perspectives of two authors: Gilles Deleuze and Jacques Rancière. Trying to identify the phenomena of this art according to the looks of each, we reflect on a non-representative thought for cinematographic interpretations in their relationship with history. We understand that this interdisciplinary effort goes beyond the dissection of differences and anchors its bases in the communication of a sensitive. We intend to experience the research of these theoretical bodies involving us in the intense movement of passage that transcribes their marks from one regime of visibility from art to another. This journey during, small links are communicated. Immersed in the specificity of cinema images, we adopt a metaporal metod to understand how they can help to think the elements of an anti-representation in the analysis of films.pt_BR
dc.description.abstractCette thèse cherche à comprendre l'esthétique liée au cinéma dans les différentes perspectives de deux auteurs: Gilles Deleuze et Jacques Rancière. En essayant d'identifier les phénomènes de cet art selon les yeux de chacun, nous réfléchissons à une pensée non représentative des interprétations cinématographiques dans leur rapport à l'histoire. On comprend que cet effort interdisciplinaire va au-delà de la dissection des différences et ancre ses bases dans la communication d'une sensible. Nous entendons expérimenter la recherche de ces corps théoriques nous impliquant dans le mouvement intense de passage qui transcrit leurs marques d'un régime de visibilité de l'art à l'autre. Dans cette trajectoire pendant, les petits liens sont communiqués. Immergé dans la spécificité des images de cinéma, nous adoptons une métaphoral méthode pour comprendre comment elles peuvent aider à penser les éléments d'une anti-représentation dans l'analyse des films.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectJacques Rancièrept_BR
dc.subjectGilles Deleuzept_BR
dc.subjectRegime estéticopt_BR
dc.titleDe um regime a outro: perspectivas e diálogos do cinema em Deleuze e Rancièrept_BR
dc.title.alternativefrom one regime to another: cinema perspectives and dialogues in Deleuze and Rancièrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee2Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.referee3Hering, Fábio Adriano-
dc.contributor.referee4Oliveira, Marcus Vinicius Furtado da Silva-
dc.contributor.referee5Silva, Mateus Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337464005301427pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEssa tese busca compreender a estética que se relaciona ao cinema nas perspectivas distintas de dois autores: Gilles Deleuze e Jacques Rancière. Procurando identificar os fenômenos dessa arte de acordo com os olhares de cada um, refletimos acerca de um pensamento não-representativo para as interpretações cinematográficas em sua relação com a história. Entendemos que esse esforço interdisciplinar ultrapassa a dissecação das diferenças e ancora suas bases na comunicação de um sensível. Pretendemos vivenciar a pesquisa destes corpos teóricos nos envolvendo ao movimento intenso de passagem que transcreve suas marcas de um regime de visibilidade da arte a outro. Nessa trajetória durante comunicam-se as pequenas ligações. Imersos na especificidade das imagens do cinema adotamos uma postura metapórica para compreender como elas podem ajudar a pensar os elementos de uma antirrepresentação nas análises dos filmes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration227pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5521pt_BR
dc.orcid.putcode98424656-
dc.crossref.doibatchidcde0c5ab-5624-4f07-b9ee-85ab72b75582-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoCinema - Históriapt_BR
dc.subject.autorizadoCinema na literaturapt_BR
dc.subject.autorizadoRepresentação cinematográficapt_BR
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