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dc.creatorFerreira, Igor Fernando-
dc.date.accessioned2021-07-29T14:58:40Z-
dc.date.available2021-07-29T14:58:40Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Igor Fernando. Endividamento dos universitários: um estudo sobre perfil de consumo e educação financeira. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32537-
dc.description.abstractFinancial education is a subject that should be treated with good eyes at all ages so that financial well-being is not a reason for stress in our lives. Indebtedness can be intrinsically linked to the individual's level of literacy. It is proposed as a general objective to verify if university students in Uberlândia practice conscious consumption, taking into account financial education, in order to avoid indebtedness. As a methodology, 397 questionnaires were evaluated and descriptive statistics, correlation analysis and factor analysis were performed. The main results show that the level of knowledge about financial education is below expectations in relation to the scale used, but on the other hand, the attitude towards indebtedness remained negative, that is, young people from the Federal University of Uberlândia do not present attitudes that lead them to indebtedness. Finally, it was found that for this sample, there was no correlation between gender and attitude to indebtedness, as well as income and attitude to indebtedness there was also no correlation. As for other study variables, such as age and credit card use, it was proved that there is a positive correlation with the attitude towards indebtedness, that is, the higher the debt, the higher the attitude as well. Finally, the self-control variable found a negative correlation with the attitude towards indebtedness. Therefore, the results suggest that in the sample, young people seek to improve their knowledge on the subject of financial education, in addition to seeking to understand when the attitude towards indebtedness is being unnecessary in view of their own life projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectPerfil de consumopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.titleEndividamento dos universitários: um estudo sobre perfil de consumo e educação financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Aracy Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5970543576086184pt_BR
dc.contributor.referee1Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710842485028033pt_BR
dc.contributor.referee2Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152547234021638pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3492446342946718pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação financeira é assunto que deve ser tratado com bons olhos em todas as idades para que o bem-estar financeiro não seja motivo de estresse em nossas vidas. O endividamento pode estar intrinsicamente ligado ao nível de alfabetização que o indivíduo possui. Propõe-se como objetivo geral verificar se os universitários de Uberlândia praticam o consumo consciente, levando em conta a educação financeira, de forma a evitar o endividamento. Como metodologia, foram avaliados 397 questionários e realizada a estatística descritiva, análise de correlação e análise fatorial dos mesmos. Os principais resultados apontam que o nível de conhecimento sobre educação financeira está abaixo do esperado com relação à escala utilizada, mas em contrapartida a atitude ao endividamento se manteve negativa, ou seja, os jovens da Universidade Federal de Uberlândia não apresentam atitudes que os levam ao endividamento. Por fim, foi constatada que para essa amostra, não houve correlação entre o gênero e atitude ao endividamento, assim como quanto a renda e atitude ao endividamento também não houve correlação. Já para outras variáveis de estudo como, idade e uso do cartão de crédito, provou-se haver correlação positiva com a atitude ao endividamento, ou seja, quanto maior, maior será a atitude também. Para finalizar, a variável autocontrole constatou correlação negativa frente à atitude ao endividamento. Portanto, os resultados sugerem que na amostra, os jovens busquem aprimorar seus conhecimentos quanto ao tema educação financeira além de buscarem compreender quando que a atitude ao endividamento está sendo desnecessária diante de seus próprios projetos de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode97788619-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

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