Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32481
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Marina Silvério da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-19T17:33:47Z | - |
dc.date.available | 2021-07-19T17:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marina Silvério da. O diário de uma travesti/artista - a busca pela raiz do ódio e memórias performáticas. 2020. 271 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2020. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32481 | - |
dc.description.abstract | This Master's dissertation speaks about the exchanges and interpersonal relations of the artist / transvestite Marina Silvério with society and how these experiences are expressed through art and the narrative of memories, on the subject Transgender. A diary-shaped memorial recounts some stories that connect Theater and Art (music) with Marina's gender transition, according to her individual point of view, experiences and culture. Confirmation and validation of what is reported in the dissertation occurs through direct and indirect citations in the text, written only by trans people: Dodi Leal, Sayonara Nogueira, Jaqueline Gomes de Jesus, Viviane Vergueiro, Amara Moira, Renata Carvalho, Jota Mombaça and Pêdra Costa. Information on femaleconstruction, the construction of a new US, information and reports on the hormonal treatment of transgender / transvestite women and how society reacts and deals daily when confronted with a transvestite is transmitted. A study is done that seeks possibleorigins and causes of hatred and non-acceptance of trans / transvestites by society. The study takes place through research and interviews with trans and transvestite people and aims to clarify the reasons and possible causes of violence against trans /transvestites, structural transphobia and why society reserves to trans / transvestites people feelings of hatred, disgust and ridicule, dictating / preaching Christian CisHeteroNormativity and condemning those who do not follow it. Finally, threetheatrical performances / scenes are disassembled that refer to the murders of trans /transvestite people for transphobia, the feminine ideals of unreachable beauty, fragilityand fertility (prejudiced thoughts guided by religious, capitalist and patriarchal concepts) and disgust, hate and ridicule these people for society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Transgeneridade | pt_BR |
dc.subject | Arte/Teatro | pt_BR |
dc.subject | Transfobia | pt_BR |
dc.subject | Desmontagem Escrita | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Transgender | pt_BR |
dc.subject | Art/Theater | pt_BR |
dc.subject | Transphobia | pt_BR |
dc.subject | Disassembly | pt_BR |
dc.subject | Autobiography | pt_BR |
dc.subject | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | O diário de uma travesti/artista - a busca pela raiz do ódio e memórias performáticas | pt_BR |
dc.title.alternative | El diario de una travesti/artista la búsqueda de la raíz del odio y los recuerdos de performance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Molina, Alexandre José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8400058869882123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leal, Dodi Tavares Borges | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0796146302257664 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leal, Mara Lucia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Caz Angela Além Alma Apolinário Arruda | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1797737621236537 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação fala das trocas e relações interpessoais da artista/travesti Marina Silvério com a sociedade e como essas experiências são exprimidas através da arte e da narrativa de memórias, sobre o assunto Transgeneridade. Um memorial em forma de Diário relata algumas histórias que conectam o Teatro, a Música e as Artes visuais, com a transição de gênero de Marina, de acordo com o seu ponto de vista individual, experiências e cultura. A confirmação e validação do que é relatado na dissertação, ocorre através de citações, no texto, escritas principalmente por pessoas trans, como Dodi Leal, Sayonara Nogueira, Jaqueline Gomes de Jesus, Viviane Vergueiro, Amara Moira, Renata Carvalho, Jota Mombaça e Pêdra Costa. São transmitidas informações sobre a construção do gênero feminino, a construção de um novo/outro/mesmo EU, informações e relatos sobre a Hormonização de mulheres transexuais/travestis e como a sociedade reage e lida diariamente quando se depara e se relaciona com uma travesti. É feito um estudo que busca possíveis origens e causas do ódio e da não- aceitação de pessoas trans/travestis pela sociedade. O estudo ocorre através de pesquisas e entrevistas com pessoas trans e travestis e pretende esclarecer os motivos e possíveis causas da violência contra pessoas trans/travestis, da transfobia estrutural e porque a sociedade reserva à pessoas trans/travestis sentimentos de ódio, nojo e ridicularização, ditando/pregando a CisHeteroNormatividadeCristã e condenando aqueles que não a seguem. Por fim, são feitas desmontagens escritas de quatro performances/cenas de teatro que se referem aos assassinatos de pessoas trans/travestis por transfobia, aos ideais femininos de beleza, fragilidade e fertilidade inalcançáveis (pensamentos preconceituosos guiados por conceitos religiosos, capitalistas e patriarcais) e sobre o nojo, o ódio e a ridicularização dessas pessoas pela sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 271 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6012 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 97217418 | - |
dc.crossref.doibatchid | d6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1 | - |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiárioTravestiArtista.pdf | Dissertação | 13.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons