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dc.creatorTenório, Adriano Magalhães-
dc.date.accessioned2021-07-13T18:47:19Z-
dc.date.available2021-07-13T18:47:19Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Adriano Magalhães. Pajelanças e Cultos Pretos em Manaus (1904 a 1940). 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.262pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32453-
dc.description.abstractThis is a historical survey on the presence of Afro-Brazilian religions and shamanism in the city of Manaus (AM), from 1904 to 1940. According to research, in Brazil the period is characterized by criminalization and persecution of cults and / or popular magical religious practices, promoted by the State, through the police and justice. Allied to the State, the written press was a strong arm in this process, especially when it started to investigate and inform against the “exploiters of public credulity”, “healers”, “sorcerers” and suchlike in its content, urging competent authorities to act on the issues. In addition to the exposure, it also widely publicized police actions, which arrested practitioners and shut spaces of worship, it was also typical the creation of campaigns that went on through long texts publications against those practices. Journalistic sources have been used in researches on this topic for some time and the results have shown thought-provoking matters. For this research, the historical sources will also be the journalistic ones, news present in the Jornal do Comércio do Amazonas, which carry in its publications the same matters that brought up the previous researches. Through them, in addition to observing the criminalization process, we noticed, in the journalistic discourse, particularities of the cults and practices held in Manaus. It is through the analysis of these elements and their differences that this research was built and we can certify the presence of black and local cults.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectpajelançapt_BR
dc.subjectcriminalizaçãopt_BR
dc.subjectfontes jornalísticaspt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian religionspt_BR
dc.subjectshamanismpt_BR
dc.subjectManaus, Amazonaspt_BR
dc.subjectcriminalizationpt_BR
dc.subjectjournalistic sources.pt_BR
dc.titlePajelanças e Cultos Pretos em Manaus (1904 a 1940)pt_BR
dc.title.alternativeShamanism and Afro-Brazilian religions in Manaus (1904 - 1940)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Deivy Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9694284160496941pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Marcos Luiz Bretas da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715838264507777pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Carlos Eduardo Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4552711157837406pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2379516459445770pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa histórica sobre a presença das religiões afro-brasileiras e pajelança na cidade de Manaus (AM), no período de 1904 a 1940. Segundo as pesquisas, no Brasil o período é caracterizado pela criminalização e perseguição aos cultos e/ou práticas mágico-religiosas populares, promovidos pelo Estado, por meio da polícia e justiça. Aliada ao Estado, a imprensa escrita foi um braço forte neste processo, principalmente quando passou a investigar e denunciar em seu conteúdo os “exploradores da credulidade pública”, “curandeiros”, “feiticeiros” e congêneres exortando autoridades competentes para que agissem nas questões. Além da exposição, divulgou também amplamente as ações policiais, que prendiam praticantes e fechavam espaços de culto, foi característico também a criação de campanhas que se estendiam pelas publicações em longos textos contra as práticas. As fontes jornalísticas têm sido utilizadas em pesquisas deste tema há algum tempo e os resultados têm mostrado questões instigantes. Para esta pesquisa, as fontes históricas serão também as jornalísticas, notícias presentes no Jornal do Comércio do Amazonas, que trouxe em suas publicações as mesmas questões que trazem as pesquisas anteriores. Por meio delas, além de observar o processo de criminalização, notamos em meio ao discurso jornalísticos particularidades dos cultos e práticas exercidos em Manaus. São por meio da analise destes elementos e suas diferenças que a esta pesquisa se construiu e conseguimos atestar a presença de cultos pretos e locais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration132pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.262pt_BR
dc.orcid.putcode96956350-
dc.crossref.doibatchid69dde809-677a-4149-b520-da7b54902e26-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
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