Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Diogo Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-09T18:19:29Z-
dc.date.available2021-07-09T18:19:29Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationBorges, Diogo Oliveira. "E aí, pesquisador, comunicar pra quê?": o podcast como estratégia e mídia pra a divulgação da ciência. 2020. 49 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.734pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32432-
dc.description.abstractDisseminating science outside the scientific community, bringing language closer, traditionally inaccessible to the majority of the population, and creating a channel of dialogue with society, has been a necessary work, sought by researchers to break with conventional practices, usually based on meeting government or business interests as a one-way speech. In this support, the present work aims to understand how the dissemination of science can join the podcast, audio media distributed on digital streaming platforms or digital social networks, for its realization. In this way, it seeks to answer the problem: "How to disseminate science in contemporary times through the podcast?". The research resulted in the creation of a podcast channel - “Communicate for what?” - which, carried out in the form of a round table with several researchers and professionals, both from the studies of Science Communication and radio -, sought to raise possible strategies and formats for the communication of science by podcast from the media itself. It is a series of podcasts focused on the main focuses and obstacles to the dissemination of science as a facilitating guide, so that this resource can be more widely disseminated and used by researchers to disseminate their own work. The research provides subsidies to rethink communication strategies for science and reflects on the potential of the podcast in the Brazilian sound scene, in view of the reach of this media.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpodcastpt_BR
dc.subjectdivulgação da ciênciapt_BR
dc.subjectmídiapt_BR
dc.subjectscience disseminatingpt_BR
dc.subjectmediapt_BR
dc.title“E aí, pesquisador, comunicar pra quê?": o podcast como estratégia e mídia para a divulgação da ciênciapt_BR
dc.title.alternative“Hey, researcher, why communicate?”: the podcast as a strategy and media for the dissemination of sciencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dorne, Vinícius Durval-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275831545879764pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee2Velho, Ana Paula Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3136544073514958pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3012867903564581pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDivulgar a ciência para fora do meio científico, aproximar a linguagem, tradicionalmente inacessível à maioria da população, e criar um canal de diálogo com a sociedade, tem sido um trabalho necessário, buscado por pesquisadores para romper com as práticas convencionais, normalmente pautadas em atender os interesses governamentais ou empresariais como uma via de mão única. Nesse esteio, o presente trabalho objetiva compreender como a divulgação da ciência pode se aliar ao podcast, mídia de áudio distribuída em plataformas digitais de streaming ou redes sociais digitais, para a sua realização. Desta forma, busca responder a problemática: “Como realizar a divulgação da ciência na contemporaneidade por meio do podcast?”. A pesquisa resultou na criação de um canal de podcast – “Comunicar pra quê?” – que, realizado em formato de uma mesa redonda com diversos pesquisadores e profissionais, tanto dos estudos da Comunicação da Ciência quanto do rádio –, buscou levantar estratégias e formatos possíveis para a comunicação da ciência pelo podcast a partir da própria mídia. Trata-se de uma série de podcasts voltada para os principais focos e entraves para a divulgação da ciência como um guia facilitador, de modo que esse recurso possa ser mais amplamente difundido e utilizado por pesquisadores para divulgarem o seu próprio trabalho. A pesquisa fornece subsídios para repensar estratégias comunicacionais para a ciência e reflete sobre o potencial do podcast no cenário sonoro brasileiro, tendo em vista o alcance dessa mídia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.734pt_BR
dc.crossref.doibatchidb86d79fd-9dcc-4aff-87c4-a5f696b0c2f5-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AíPesquisadorComunicar.pdfDissertação2.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.