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dc.creatorSilva, Fernando Aparecido-
dc.date.accessioned2021-07-02T15:14:58Z-
dc.date.available2021-07-02T15:14:58Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Aparecido. Uso das TICs no ensino de cartografia. 2021. 36 f. Trabalho De Conclusão De Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32334-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectFacilitadorpt_BR
dc.subjectFacilitatorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.titleO uso das TICs no ensino de cartografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castanho, Roberto Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342891291730467pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia multimídia, desde que usada adequadamente, por meio da combinação de alguns dos seus recursos de um modo que não estimule apenas os olhos, mas também que instigue os seus ouvidos, ou seja, multissensorial, pode tornar a aprendizagem mais estimulante, interessante e relevante para os alunos. A tecnologia atingiu o campo da educação e os professores estão vivenciando uma cultura tecnológica. Portanto, é importante que o professor atue como mediador e utilizando seus conhecimentos, passa a ser, não mais o repassador de informações, porém o facilitador de ensino-aprendizagem. O trabalho busca demostrar a importância do uso da Tecnologia da informação e comunicação (TIC) como agente facilitador do ensino de Geografia no ensino médio aplicado a cartografia, o estudo foi realizado através de revisões bibliográficas, com o intuito de avaliar os benefícios da utilização dos mapas temáticos gerados pelo Google Earth e Maps como material de apoio e entender as dificuldades enfrentadas pelos professores devido à falta de capacitação com relação à utilização destas ferramentas na elaboração de metodologias adequadas ao nível cognitivo do aluno quanto à alfabetização cartográfica e conhecimento geográfico, sendo necessário rever condições de trabalho e funcionamento dos laboratórios de informática para que se possa contribuir para uma educação que melhore a aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

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