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dc.creatorSilva, Daiana Sarmento-
dc.date.accessioned2021-06-29T12:18:52Z-
dc.date.available2021-06-29T12:18:52Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Daiana Sarmento. “É como fazemos as coisas por aqui” um estudo sobre racionalidade neoliberal e cultura organizacional na revista Superhiper. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.256.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32254-
dc.description.abstractThe transformations and oscillations that the supermarket sector is undergoing make organizational changes necessary to increase the productivity and competitive capacity of these companies. In addition to technological innovations to guide logistics and increase productivity, companies need to make use of a range of organizational resources to keep employees engaged, from longer working hours to the use of productive strategies, as a way to guarantee the competitiveness of companies. companies and expand capital. The present research has the general objective of understanding how the speeches and organizational practices of companies in the supermarket sector are configured in terms of controlling the subjectivity of their workers. To this end, we sought to analyze the online editions of the SuperHiper magazine, from ABRAS, from 2009 to 2019, and make a survey of how the discourse around organizational culture is configured, based on the reports linked by the official magazine. This study is relevant because it provides an understanding of how the organizational discourse, elaborated and disseminated by the magazine SuperHiper, aims to control the subjectivity of workers and to extract added value.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectSupermarketpt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational culture.pt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectWorkerspt_BR
dc.subjectSociologia.pt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.title“É como fazemos as coisas por aqui” um estudo sobre racionalidade neoliberal e cultura organizacional na revista Superhiperpt_BR
dc.title.alternative“It's how we do things here” a study on neoliberal rationality and organizational culture in the superhiper magazinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Trópia, Patrícia Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550253896783945pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Patrícia Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2726443676796467pt_BR
dc.contributor.referee2Enoque, Alessandro Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3430945807932551pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0927415229119064pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs transformações e oscilações pelas quais passa o setor supermercadista fazem com que mudanças organizacionais sejam necessárias para aumentar a produtividade e a capacidade competitiva dessas empresas. Além das inovações tecnológicas para orientar a logística e aumentar a produtividade, as empresas precisam lançar mão de uma gama de recursos organizacionais para manter os funcionários engajados, desde jornadas de trabalho mais longas até a utilização de estratégias produtivas, como forma de garantir a competitividade das empresas e ampliar o capital. A presente pesquisa tem como objetivo geral entender como se configuram os discursos e as práticas organizacionais de empresas do ramo supermercadista no que tange ao controle da subjetividade de seus trabalhadores. Para tanto, buscou-se analisar as edições online da revista SuperHiper, da ABRAS, de 2009 até 2019, e fazer um levantamento de como se configura o discurso em torno da cultura organizacional, a partir das reportagens vinculadas pela revista oficial. Este estudo é relevante pois fornece um entendimento de como o discurso organizacional, elaborado e difundido pela revista SuperHiper, visa ao controle da subjetividade dos trabalhadores e de extração da mais valia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.256pt_BR
dc.orcid.putcode96294268-
dc.crossref.doibatchid1559f751-b576-4b2b-91f0-2f92cc2ea455-
dc.subject.autorizadoNeoliberalismopt_BR
dc.subject.autorizadoSupermercadospt_BR
dc.subject.autorizadoCultura organizacionalpt_BR
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