Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pelegrini, Matheus Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T19:48:53Z | - |
dc.date.available | 2021-06-24T19:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
dc.identifier.citation | PELEGRINI, Matheus Duarte. Reformas no sistema estadual mineiro de ensino e analise de alguns indicadores (2003-2012). 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal De Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32195 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sistema educacional | pt_BR |
dc.subject | “Choque de gestão” | pt_BR |
dc.subject | Qualidade educacional | pt_BR |
dc.subject | Padrões internacionais | pt_BR |
dc.title | Reformas no sistema estadual mineiro de ensino e analise de alguns indicadores (2003-2012) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Sabrina Faria de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=B218C3864E65287E0FEB1184B0B9B45B.buscatextual_0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Munhoz, Vanessa da Costa Val | - |
dc.contributor.referee2 | Franco, Ana Maria de Paiva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se dedica ao estudo do sistema educacional estadual mineiro no período de 2003 a 2012, período em que foi introduzido reformas nas diversas áreas de atuação do Estado no programa conhecido como “Choque de Gestão”. Assim como as reformas empreendidas no Estado foram baseadas em conceitos e padrões internacionais, assim se baseia este trabalho. Dentro de uma perspectiva de evolução do sistema educacional com base em estudos sobre os sistemas educacionais de diversos países, é proposto um analise do sistema educacional mineiro a partir de trabalhos já dedicados a área, características estruturais e indicadores de desempenho dos alunos. A partir da análise de trabalhos acadêmicos voltados a área educacional e dos dados disponibilizados pelo INEP, foi possível concluir que as reformas trouxeram mudanças no sistema educacional estadual mineiro. Contudo, os resultados alcançados não demonstram uma melhora expressiva do aprendizado dos alunos ou mesmo das estruturas fundamentais do sistema educacional para uma educação de qualidade. Dentro do espectro de estudo, consideramos que as reformas empreendidas pelo Governo Estadual de Minas Gerais não indicam um movimento no sentido de melhora e evolução sistêmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 59 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 96061414 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReformasSistemaEstadual.pdf | 738.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.