Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPelegrini, Matheus Duarte-
dc.date.accessioned2021-06-24T19:48:53Z-
dc.date.available2021-06-24T19:48:53Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationPELEGRINI, Matheus Duarte. Reformas no sistema estadual mineiro de ensino e analise de alguns indicadores (2003-2012). 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal De Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32195-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema educacionalpt_BR
dc.subject“Choque de gestão”pt_BR
dc.subjectQualidade educacionalpt_BR
dc.subjectPadrões internacionaispt_BR
dc.titleReformas no sistema estadual mineiro de ensino e analise de alguns indicadores (2003-2012)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Sabrina Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=B218C3864E65287E0FEB1184B0B9B45B.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Munhoz, Vanessa da Costa Val-
dc.contributor.referee2Franco, Ana Maria de Paiva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se dedica ao estudo do sistema educacional estadual mineiro no período de 2003 a 2012, período em que foi introduzido reformas nas diversas áreas de atuação do Estado no programa conhecido como “Choque de Gestão”. Assim como as reformas empreendidas no Estado foram baseadas em conceitos e padrões internacionais, assim se baseia este trabalho. Dentro de uma perspectiva de evolução do sistema educacional com base em estudos sobre os sistemas educacionais de diversos países, é proposto um analise do sistema educacional mineiro a partir de trabalhos já dedicados a área, características estruturais e indicadores de desempenho dos alunos. A partir da análise de trabalhos acadêmicos voltados a área educacional e dos dados disponibilizados pelo INEP, foi possível concluir que as reformas trouxeram mudanças no sistema educacional estadual mineiro. Contudo, os resultados alcançados não demonstram uma melhora expressiva do aprendizado dos alunos ou mesmo das estruturas fundamentais do sistema educacional para uma educação de qualidade. Dentro do espectro de estudo, consideramos que as reformas empreendidas pelo Governo Estadual de Minas Gerais não indicam um movimento no sentido de melhora e evolução sistêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode96061414-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReformasSistemaEstadual.pdf738.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.