Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32185
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Giffoni, Arthur Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T18:30:32Z | - |
dc.date.available | 2021-06-24T18:30:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.citation | GIFFONI, Arthur Xavier. Projeto e Implementação do Módulo de Comunicação para Sistemas Tutores Inteligentes. 2021. 324 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32185 | - |
dc.description.abstract | This work presents a modeling of a communication module and interface of an Intelligent Tutor System (STI) using an Interaction Flow Modeling Language (IFML). For a specification of such a module, a systematic review of the literature was carried out on the interfaces used in different STIs that adopted Nielsen’s heuristics as a criterion for comparison. In order to understand the advantages and disadvantages of IFML, a web system for learning management was modeled and implemented. There is clearly an advantage in favor of a modeling language when compared to informal practices widely used in the development of STI communication interfaces. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Sistema tutor inteligente | pt_BR |
dc.subject | STI | pt_BR |
dc.subject | Modulo de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Modulo de interface | pt_BR |
dc.subject | Interação humano-computador | pt_BR |
dc.subject | Interface de usuário | pt_BR |
dc.subject | Experiência de usuário | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de modelagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de modelagem de fluxo de interação | pt_BR |
dc.subject | IFML | pt_BR |
dc.subject | React.js | pt_BR |
dc.subject | LMS | pt_BR |
dc.subject | Ciência da computação | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.title | Projeto e Implementação do Módulo de Comunicação para Sistemas Tutores Inteligentes. Uma abordagem formal usando Interaction Flow Modeling Language (IFML) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Alexsandro Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8559724221713699 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4897974152176936 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a modelagem de um módulo de comunicação e interface de um Sistema Tutor Inteligente (STI) usando a Interaction Flow Modeling Language (IFML). Para a especificação de tal módulo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre as interfaces utilizadas em diferentes STIs que adotou como critério de comparação as heurísticas de Nielsen. Visando compreender as vantagens e desvantagens da IFML, um sistema web para a gestão da aprendizagem foi modelado e implementado. Há claramente uma vantagem a favor de uma linguagem de modelagem quando comparada às práticas informais largamente empregadas no desenvolvimento de interfaces de comunicação de STIs. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 324 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 96060923 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProjetoImplementaçãoMódulo.pdf | 12.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License