Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Silvia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-24T17:53:02Z-
dc.date.available2021-06-24T17:53:02Z-
dc.date.issued2020-12-20-
dc.identifier.citationPIRES, Silvia Maria da Silva. O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons. To support the study, a theoretical framework divided into two chapters was made. In the first chapter, we tried to discuss the concept of Musicalization, also reflecting on its polysemic character. The second chapter was aimed at a more specific theoretical look at the use of singing in musicalization lessons. In methodological terms, considering the stipulated research problem – What is the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons? - and the need to deepen the theme, it was defined that the qualitative approach would be the most suitable for the search for answers to the problem. Thus, semi-structured interviews were conducted with three carefully selected participants – music teachers working in the Triângulo Mineiro region. After an in-depth and careful analysis of the data, the results obtained show that singing is used in musicalization classes by the three interviewed teachers. Teachers point out that they structure different ways to work musicalization with different age groups, but that singing is always present, for example, in learning repertoire, in carrying out activities and musical games that involve singing.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectvozpt_BR
dc.subjectMusicalizationpt_BR
dc.subjectSingingpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleO uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Vivianne Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609739265818115pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2Torres, Fernanda de Assis Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563046739631815pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6797412285442184pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo geral compreender a percepção de três professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro sobre o uso do canto em aulas de musicalização. Para fundamentar o estudo foi feito um enquadramento teórico dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo procurou-se discutir o conceito de Musicalização, refletindo-se também sobre o seu caráter polissêmico. Já o segundo capítulo foi destinado a um olhar teórico mais específico sobre o uso do canto nas aulas de musicalização. Em termos metodológicos, considerando o problema de pesquisa estipulado – Qual a percepção de três professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro sobre o uso do canto em aulas de musicalização? – e a necessidade de aprofundamento da temática, definiu-se que a abordagem qualitativa seria a mais indicada para a busca de respostas para o problema. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três participantes criteriosamente selecionados – professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro. Após a análise aprofundada e cuidada dos dados, os resultados obtidos apontam que o canto é utilizado nas aulas de musicalização pelas três docentes entrevistadas. As docentes pontuam que estruturam caminhos diferentes para trabalhar a musicalização com faixas etárias variadas, mas que o cantar está sempre presente, por exemplo, na aprendizagem de repertório, na realização de atividades e jogos musicais que envolvam o canto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.embargo2021-06-23-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoCantoAulas.pdfTCC414.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons