Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32156
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de Química durante o ensino emergencial remoto
Título (s) alternativo (s): Analysis of the conceptions and difficulties of basic education teachers regarding the teaching of Chemistry during remote emergency teaching
Autor: Custódio, Mirela Macêdo
Primer orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primer miembro de la banca: Takeuchi, Regina Massako
Segundo miembro de la banca: Rocha, Tatiane Aparecida Silva
Resumen: Esta pesquisa foi realizada com professores de Química do Triângulo Mineiro, que atuaram em escolas da educação básica durante o ensino remoto emergencial, no ano de 2020, implantado durante a pandemia de COVID-19. Esta pesquisa se faz importante por possibilitar um registro deste momento vivenciado por professores e alunos, assim como por analisar os desafios vivenciados durante a implantação do ensino remoto, evidenciando a importância que as tecnologias podem ter para os processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa também reafirma a importância do professor no planejamento e execução das aulas, do contato próximo com os alunos, em especial para a disciplina de Química, que é bastante abstrata e carece de atividades experimentais para melhorar a compreensão dos conceitos. A coleta de dados se deu através de uma entrevista semiestruturada com doze professores buscando compreender as estratégias adotadas pelos professores, assim como as dificuldades enfrentadas neste período. Os professores de Química da rede pública estadual, descreveram sua rotina de trabalho neste período, destacando o aumento da carga horária destinadas às atividades escolares, as dificuldades de participação dos alunos nas aulas e na resolução das atividades, analisaram o material didático elaborado e disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a consequente necessidade de reorganização dos seus planejamentos e comentaram sobre as perspectivas de volta às atividades presenciais na escola. Os professores comentaram sobre a necessidade de implementação de novas práticas e da dificuldade de inserção de tecnologias, associadas à carência dos estudantes e da falta de acesso à internet. A análise dos dados obtidos foi feita a partir de referenciais teóricos que discutem a inserção das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Química, de pesquisas sobre o ensino de Química e dos documentos oficiais que regulamentam o ensino de Química e o ensino remoto emergencial. Desta forma, espera-se que este estudo possa propiciar reflexões sobre as necessidades formativas dos futuros professores de Química, assim como na oferta de cursos de formação continuada para os professores em exercício, buscando abordagens sobre a inserção das tecnologias nas aulas de Química, assim como na importância de adequações curriculares, visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem em Química na educação básica.
Abstract: This research was carried out with Chemistry teachers from Triângulo Mineiro, who worked in basic education schools during emergency remote teaching, in 2020, implemented during the COVID-19 pandemic. This research is important for enabling a record of this moment experienced by teachers and students, as well as for analyzing the challenges experienced during the implementation of remote education, highlighting the importance that technologies can have for the teaching and learning processes. The research also reaffirms the importance of the teacher in the planning and execution of classes, in close contact with students, especially for the Chemistry discipline, which is quite abstract and lacks experimental activities to improve the understanding of the concepts. Data collection took place through a semi-structured interview with twelve teachers seeking to understand the strategies adopted by the teachers, as well as the difficulties faced during this period. Chemistry teachers described their work routine during this period, highlighting the increase in the workload for school activities, the difficulties of students' participation in classes and in the resolution of activities, they analyzed the teaching material prepared and made available by the State Department of Education from Minas Gerais and the consequent need to reorganize their plans and commented on the prospects of returning to face-to-face activities at school. Teachers commented on the need to implement new practices and the difficulty of introducing technologies, associated with the lack of students and lack of internet access. The analysis of the data obtained was made from theoretical references that discuss the insertion of information and communication technologies in Chemistry classes, from research on the teaching of Chemistry and from official documents that regulate the teaching of Chemistry and emergency remote teaching. Thus, it is expected that this study can provide reflections on the training needs of future Chemistry teachers, as well as the offer of continuing education courses for practicing teachers, seeking approaches on the insertion of technologies in Chemistry classes, thus as in the importance of curricular adjustments, aiming at the improvement of teaching and learning processes in Chemistry in basic education
Palabras clave: ensino de Química
ensino remoto emergencial
ensino médio
pandemia
chemistry teaching
emergency remote learning
high school
pandemic
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CUSTÓDIO, Mirela Macêdo. Análise das concepções e das dificuldades dos professores da educação básica sobre o ensino de Química durante o ensino emergencial remoto. 2021 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba - 2021
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32156
Fecha de defensa: 18-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseConcepçõesDificuldades.pdfTCC1.47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.