Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Mario Leonardo Silva-
dc.date.accessioned2021-06-11T13:59:03Z-
dc.date.available2021-06-11T13:59:03Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationMARQUES, Mario Leonardo Silva. Pelas frestas: Procedimentos para criação da iluminação do espetáculo UAI Shakespeare. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31946-
dc.description.abstractThis work deals with the analysis of the investigation developed during the process of creating the scenic lighting of the show UAI Shakespeare, directed by Prof. Dr. Narciso Telles and produced in the disciplines of Supervised Internship of Interpretation and Performance I and II, Theater Practices I and II and Scenic Creation Studio I and II, from the Undergraduate Course in Theater, IARTE / UFU. Starting from the desire to identify what are the creation procedures in my practice as an illuminator, I sought, within these disciplines, to observe the paths I accessed to investigate and compose the lighting of a show, accompanying it from its first rehearsals until the end of the season of presentations. I also consider, in the course of this research, that such procedures are part of a repertoire of creation that is constituted with each new work, and can be triggered as well as expanded from new methodologies of creation of spectacle in future processes. As a result, from the comparison with other experiences, I approach the confirmation of the importance of involvement in the creative process for the construction of a discursive illumination, which is a constitutive part of the staging and not a visual complement of the show.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIluminação cênicapt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectIluminaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectProcedimento de criaçãopt_BR
dc.subjectCriação em iluminaçãopt_BR
dc.titlePelas frestas: Procedimentos para criação da iluminação do espetáculo UAI Shakespearept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Daniele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680041834212692pt_BR
dc.contributor.referee1De Paula, JoséEduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3627117545793761pt_BR
dc.contributor.referee2Piragibe, Mário Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825902106907746pt_BR
dc.contributor.referee3Tiago, Camila Barbosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455456771572675pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908205546097468pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata da análise da investigação desenvolvida durante o processo de criação da iluminação cênica do espetáculo UAI Shakespeare, dirigido pelo Prof. Dr. Narciso Telles e produzido nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Interpretação e Atuação I e II, Práticas Teatrais I e II e Ateliê de Criação Cênica I e II, do Curso de Graduação em Teatro, IARTE/UFU. Partindo do desejo de identificar quais são os procedimentos de criação em minha prática enquanto iluminador, busquei, dentro dessas disciplinas, observar os caminhos que acessei para investigar e compor a iluminação de um espetáculo, acompanhando-o desde seus primeiros ensaios até o final da temporada de apresentações. Considero ainda, no decorrer desta pesquisa, que tais procedimentos são parte de um repertório de criação que se constitui a cada novo trabalho, podendo ser acionado como também ampliado a partir de novas metodologias de criação de espetáculo em processos futuros. Como resultado, a partir da comparação com outras experiências, me aproximo da confirmação da importância do envolvimento no processo criativo para a construção de uma iluminação discursiva, que seja parte constitutiva da encenação e não um complemento visual do espetáculo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration77pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PelasFrestasProcedimentos.pdfTCC24.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.