Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSquincalha, Guilherme Ravazzi-
dc.date.accessioned2021-06-08T14:40:40Z-
dc.date.available2021-06-08T14:40:40Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.citationSQUINCALHA, Guilherme Ravazzi. Programa de Educação Tutorial (PET) e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais no curso de ciências contábeis. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31897-
dc.description.abstractEstablished in 1979, the Tutorial Education Program seeks to develop in its members hard and soft skills aligned with the axes of Teaching, Research, Extension and Collective and Integrating Character. The Tutorial Education Program in Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia was created in 2011, accumulating 799 activities carried out and 70 members throughout its trajectory. Given the years of development of the program and its scope, the objective of the present study is to assess which hard skills and soft skills are developed in the activities promoted by The Tutorial Education Program in Accounting Sciences from the perspective of the members. The research is classified as descriptive, presenting a quantitative approach and data collection through a questionnaire. Such collection obtained a sample of 52 respondents, corresponding to 75.4% of the population. The characterization of the respondents shows a greater presence of female members, aged between 20 and 25 years and who remained in the group from 13 to 24 months. The results point to the development of different competences, according to the type of activity developed and, also, according to the form of performance of the member in the activity. In other words, there is a plurality of competences developed in the program, with “Communication”, “Knowledge/ Technical Skill” and “Responsibility” being the most outstanding among the 24 competences presented. Finally, the participants point out the diversity and breadth of the program in the personal and professional development perceived by them, in relation to the undergraduate course and other programs offered at the University.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectPrograma de educação tutorialpt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.titlePrograma de Educação Tutorial (PET) e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais no curso de ciências contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Denise Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299311437340135pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4620350094463059pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoInstituído no ano de 1979, o Programa de Educação Tutorial (PET) busca desenvolver em seus membros competências técnicas e comportamentais (soft e hard skills) alinhadas aos eixos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Caráter Coletivo e Integrador. O PET Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi criado em 2011, acumulando 799 atividades realizadas e 70 petianos ao longo de sua trajetória. Visto os anos de desenvolvimento do programa e a sua abrangência, o objetivo do presente estudo é avaliar quais competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) são desenvolvidas nas atividades promovidas pelo PET Ciências Contábeis na perspectiva dos petianos. A pesquisa classifica-se como descritiva, apresentando uma abordagem quantitativa e coleta de dados por meio de questionário. Tal coleta obteve uma amostra de 52 respondentes, correspondendo a 75,4% da população. A caracterização dos respondentes mostra uma maior presença de membros do gênero feminino, com idade entre 20 e 25 anos e que permaneceram no grupo de 13 a 24 meses. Os resultados apontam o desenvolvimento de diferentes competências, de acordo com o tipo de atividade desenvolvida e, também, de acordo com a forma de atuação do petiano na atividade. Em outras palavras, há uma pluralidade de competências desenvolvidas no PET, sendo “Comunicação”, “Conhecimento/Habilidade Técnica” e “Responsabilidade” as mais destacadas dentre as 24 competências apresentadas. Por fim, os participantes apontam a diversidade e a amplitude do programa no desenvolvimento pessoal e profissional percebido por eles, em relação ao curso de graduação e a outros programas oferecidos na Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode95209425-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgramaDeEducação.pdfTCC Guilherme Ravazzi Squincalha640.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.