Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31897
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Squincalha, Guilherme Ravazzi | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T14:40:40Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08T14:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SQUINCALHA, Guilherme Ravazzi. Programa de Educação Tutorial (PET) e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais no curso de ciências contábeis. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31897 | - |
dc.description.abstract | Established in 1979, the Tutorial Education Program seeks to develop in its members hard and soft skills aligned with the axes of Teaching, Research, Extension and Collective and Integrating Character. The Tutorial Education Program in Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia was created in 2011, accumulating 799 activities carried out and 70 members throughout its trajectory. Given the years of development of the program and its scope, the objective of the present study is to assess which hard skills and soft skills are developed in the activities promoted by The Tutorial Education Program in Accounting Sciences from the perspective of the members. The research is classified as descriptive, presenting a quantitative approach and data collection through a questionnaire. Such collection obtained a sample of 52 respondents, corresponding to 75.4% of the population. The characterization of the respondents shows a greater presence of female members, aged between 20 and 25 years and who remained in the group from 13 to 24 months. The results point to the development of different competences, according to the type of activity developed and, also, according to the form of performance of the member in the activity. In other words, there is a plurality of competences developed in the program, with “Communication”, “Knowledge/ Technical Skill” and “Responsibility” being the most outstanding among the 24 competences presented. Finally, the participants point out the diversity and breadth of the program in the personal and professional development perceived by them, in relation to the undergraduate course and other programs offered at the University. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Programa de educação tutorial | pt_BR |
dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
dc.title | Programa de Educação Tutorial (PET) e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais no curso de ciências contábeis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Denise Mendes da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7299311437340135 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4620350094463059 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Instituído no ano de 1979, o Programa de Educação Tutorial (PET) busca desenvolver em seus membros competências técnicas e comportamentais (soft e hard skills) alinhadas aos eixos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Caráter Coletivo e Integrador. O PET Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi criado em 2011, acumulando 799 atividades realizadas e 70 petianos ao longo de sua trajetória. Visto os anos de desenvolvimento do programa e a sua abrangência, o objetivo do presente estudo é avaliar quais competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) são desenvolvidas nas atividades promovidas pelo PET Ciências Contábeis na perspectiva dos petianos. A pesquisa classifica-se como descritiva, apresentando uma abordagem quantitativa e coleta de dados por meio de questionário. Tal coleta obteve uma amostra de 52 respondentes, correspondendo a 75,4% da população. A caracterização dos respondentes mostra uma maior presença de membros do gênero feminino, com idade entre 20 e 25 anos e que permaneceram no grupo de 13 a 24 meses. Os resultados apontam o desenvolvimento de diferentes competências, de acordo com o tipo de atividade desenvolvida e, também, de acordo com a forma de atuação do petiano na atividade. Em outras palavras, há uma pluralidade de competências desenvolvidas no PET, sendo “Comunicação”, “Conhecimento/Habilidade Técnica” e “Responsabilidade” as mais destacadas dentre as 24 competências apresentadas. Por fim, os participantes apontam a diversidade e a amplitude do programa no desenvolvimento pessoal e profissional percebido por eles, em relação ao curso de graduação e a outros programas oferecidos na Universidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 95209425 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProgramaDeEducação.pdf | TCC Guilherme Ravazzi Squincalha | 640.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.