Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31815
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Moraes, Ana Carolina Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T12:19:59Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T12:19:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Ana Carolina Rodrigues de. O canto overtone em Tuva: um panorama. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31815 | - |
dc.description.abstract | In this work we investigate the overtone singing in Tuva, making a brief overview through a historical, social, religious and musical description, aiming to contextualize how such singing came to be, its foundations and later focusing on the vocal techniques used in them. Such techniques are described thoroughly with the aid of figures, anatomical and physiological descriptions that provides a better understanding of the phonatory process involved in the production of the characteristic sounds of the overtone singing practiced in Tuva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Canto | pt_BR |
dc.subject | Música oriental | pt_BR |
dc.subject | Canto overtone | pt_BR |
dc.subject | Técnica vocal | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Singing | pt_BR |
dc.subject | Vocal technique | pt_BR |
dc.subject | Overtone singing | pt_BR |
dc.subject | Oriental music | pt_BR |
dc.subject | Tuva | pt_BR |
dc.title | O canto overtone em Tuva: um panorama | pt_BR |
dc.title.alternative | O canto overtone em Tuva: um panorama | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cintra, Celso Luiz de Araujo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3788782913732002 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Jaqueline Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0183785831384933 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Tiné, Paulo José de Siqueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3115574393562084 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7204958385927876 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho investigamos o canto overtone em Tuva, fazendo um breve panorama através de uma descrição histórica, social, religiosa e musical, objetivando contextualizar como tal canto veio a ser, seus alicerces. Posteriormente focamos nas técnicas vocais utilizadas nos mesmos. Tais técnicas são descritas minuciosamente com a ajuda de figuras e descrições anatômicas e fisiológicas que propiciam uma maior compreensão do processo fonatório envolvido na produção das sonoridades características do canto overtone praticado em Tuva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 137 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6002 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 94639198 | - |
dc.crossref.doibatchid | fe4acf8c-9f4a-401e-b295-e43b48ce413b | - |
dc.subject.autorizado | Canto - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Música | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CantoOvertoneTuva.pdf | Dissertação | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.