Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Ana Carolina Rodrigues de-
dc.date.accessioned2021-05-28T12:19:59Z-
dc.date.available2021-05-28T12:19:59Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.citationMORAES, Ana Carolina Rodrigues de. O canto overtone em Tuva: um panorama. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6002pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31815-
dc.description.abstractIn this work we investigate the overtone singing in Tuva, making a brief overview through a historical, social, religious and musical description, aiming to contextualize how such singing came to be, its foundations and later focusing on the vocal techniques used in them. Such techniques are described thoroughly with the aid of figures, anatomical and physiological descriptions that provides a better understanding of the phonatory process involved in the production of the characteristic sounds of the overtone singing practiced in Tuva.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectMúsica orientalpt_BR
dc.subjectCanto overtonept_BR
dc.subjectTécnica vocalpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectSingingpt_BR
dc.subjectVocal techniquept_BR
dc.subjectOvertone singingpt_BR
dc.subjectOriental musicpt_BR
dc.subjectTuvapt_BR
dc.titleO canto overtone em Tuva: um panoramapt_BR
dc.title.alternativeO canto overtone em Tuva: um panoramapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Celso Luiz de Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788782913732002pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.contributor.referee2Tiné, Paulo José de Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3115574393562084pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7204958385927876pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho investigamos o canto overtone em Tuva, fazendo um breve panorama através de uma descrição histórica, social, religiosa e musical, objetivando contextualizar como tal canto veio a ser, seus alicerces. Posteriormente focamos nas técnicas vocais utilizadas nos mesmos. Tais técnicas são descritas minuciosamente com a ajuda de figuras e descrições anatômicas e fisiológicas que propiciam uma maior compreensão do processo fonatório envolvido na produção das sonoridades características do canto overtone praticado em Tuva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration137pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6002pt_BR
dc.orcid.putcode94639198-
dc.crossref.doibatchidfe4acf8c-9f4a-401e-b295-e43b48ce413b-
dc.subject.autorizadoCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CantoOvertoneTuva.pdfDissertação2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.