Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Tatiana do Couto Vecchi-
dc.date.accessioned2021-05-26T15:15:58Z-
dc.date.available2021-05-26T15:15:58Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationMARQUES, Tatiana do Couto Vecchi. Jogos digitais na formação de professores de Biologia, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31804-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectComponente curricular obrigatóriopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.titleJogos digitais na formação de professores de Biologia, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4110583723074083pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo decorrer do tempo a educação tem passado por diversas transformações. Atualmente estamos vivendo uma era digital onde cada vez mais os métodos educacionais são influenciados pela digitalização e gamificação para atender a nova geração de estudantes, muitos deles nativos digitais. Nesse estudo, caracterizado como documental, avaliamos as Fichas dos Componentes Curriculares dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com objetivo de investigar a ocorrência de jogos digitais no projeto desses cursos. Encontramos apenas um único componente curricular, em caráter obrigatório, no curso de Física, que prevê a abordagem desse recurso didático. Consideramos que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos abordados nessa pesquisa, especialmente o de Ciências Biológicas e Química devem discutir a inserção dos jogos digitais no projeto pedagógico dessas graduações, em especial nos componentes curriculares obrigatórios, para que o futuro docente já trabalhe essas questões lúdicas e digitais desde a formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosDigitaisFormação.pdf433.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.