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dc.creatorCarneiro, Bruna Beatriz Lemes-
dc.date.accessioned2021-05-11T02:24:53Z-
dc.date.available2021-05-11T02:24:53Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Bruna Beatriz Lemes. Cinema e educação: A dimensão dialética do cinema e seu papel na formação dos indivíduos. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6037pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31736-
dc.description.abstractCinema is part of the lives of thousands of people around the world and in the era of the highest technological development, we are surrounded by different forms of consumption of film content. Bearing in mind that cinema, in its more than one hundred years of existence, has participated in the lives of individuals, being an important means of expression and communication. Based on this, in the present work, we seek to problematize cinema in the midst of capitalist society, in which it can be perceived that it has a dialectical dimension with the historical reality and while a cultural manifestation participates in the formation of the consciousness of individuals, whether in the sense of reproducing dominant ideology for maintaining the current system, or contributing to the formation of a critical conscience in relation to reality.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleCinema e educação: A dimensão dialética do cinema e seu papel na formação dos indivíduospt_BR
dc.title.alternativeCinema and education: The dialetic dimension of cinema and its role in the formation of individualspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee1Pedroso, Gustavo José de Toledo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8552232100958255pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Antônio Bosco de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516836309161702pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9449155619056592pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO cinema é parte da vida de milhares pessoas em todo mundo e na era do mais alto desenvolvimento tecnológico, estamos cercados por diversas formas de consumo do conteúdo fílmico. O cinema nos seus mais de cem anos de existência tem participado da vida dos indivíduos, sendo um importante meio de expressão e comunicação. A partir disto, no presente trabalho, buscamos problematizar o cinema no bojo da sociedade capitalista, em que se pode perceber que ele possui uma dimensão dialética com a realidade histórica e enquanto uma manifestação cultural participa na formação da consciência do indivíduos, seja no sentido de reproduzir a ideologia dominante para manutenção do sistema vigente, ou contribuindo para formação de uma consciência critica em relação a realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration144pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.6037pt_BR
dc.orcid.putcode93614677-
dc.crossref.doibatchid898f91cf-e7f2-4654-b746-28173253d3e2-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoCinema e Educaçãopt_BR
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