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dc.creatorSilva, Júlio César Da-
dc.date.accessioned2021-05-05T21:03:43Z-
dc.date.available2021-05-05T21:03:43Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.citationSILVA, Júlio César da. Poligrafia objetual ou herança inventada: ressonâncias coletivas em um coisário pessoal. Dissertação (Mestrado em Artes) —Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, 2019. 125f. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.189pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31713-
dc.description.abstractThe following dissertation has as its thematic horizon the relations of the industrial object in the transit between the spheres of art and society. More specifically, two approaches are considered with the intention of penetrating what Abraham Moles (1972) will define as the society of the object. The first, based on a critical and historical investigation of modern urban and industrial society, seeks to understand the points of social friction, with regard to the rise of objects to the plane of daily life. The second line mentioned, takes into account practices, processes and authorial poetic works, developed between the years 2011 and 2017 and, elaborated from a temporal dynamics of observation, collection, accumulation and processing of objects retained in a domestic spatiality called of coisário. The term coisário, extracted from the text of Gaston Bachelard (1988) "The Poetics of the Reverie", is configured for the author as a concept and a space that is conducive to an approach that seeks to unveil issues related to objects. Following the trail of artists and authors such as Aman, Jean Baudrillard and Abraham Moles, who, when they do not make it clear, imply the condition that multiple objects are the ones that can best inform about society, we seek in this work, starting from the analysis of the dynamics that object enables between art and society and, also, the analysis of the relations between the artist and artistic practice, the understanding of the place and the meaning of the object in my practice and visual production.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjetopt_BR
dc.subjectAcumulaçãopt_BR
dc.subjectCoisáriopt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectObjectpt_BR
dc.subjectAccumulationpt_BR
dc.subjectCoisáriopt_BR
dc.subjectCreation processpt_BR
dc.titlePoligrafia objetual ou herança inventada: ressoâncias coletivas em um coisário pessoalpt_BR
dc.title.alternativeObjective polygraphy or invented heritage: collective resonances in a personal coisariopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elsieni Coelho Da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3462886315780014pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1439070717464353pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA dissertação que se segue tem como horizonte temático as relações do objeto industrial no trânsito entre as esferas da arte e sociedade. De modo mais específico duas abordagens são consideradas na intenção de penetrar no que Abraham Moles (1972) definirá como a sociedade do objeto. A primeira, que se faz partindo de uma investigação crítica e histórica da sociedade urbana e industrial moderna, pretende o entendimento dos pontos de fricção social, no tocante à ascensão dos objetos ao plano da vida quotidiana. Já a segunda linha apontada, leva em consideração práticas, processos e trabalhos poéticos autorais, desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2017 e, elaborados a partir de uma dinâmica temporal de observação, coleta, acumulação e processamento de objetos retidos em uma espacialidade doméstica denominada de coisário. O termo coisário, extraído do texto de Gaston Bachelard (1988) ” A Poética do Devaneio”, se configura para o autor como um conceito e uma espacialidade propícia à uma aproximação que se quer descortinadora das questões relativas aos objetos. Seguindo a trilha de artistas e autores como Aman, Jean Baudrillard e Abraham Moles, que quando não deixam claro, insinuam a condição dos objetos múltiplos serem os que melhores podem informar a respeito da sociedade, buscamos nesse trabalho, partindo da análise das dinâmicas que o objeto possibilita entre arte e sociedade e, também, da análise das relações entre o coisário e a pratica artística, o entendimento do lugar e do sentido do objeto em minha pratica e produção visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration125fpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.189pt_BR
dc.crossref.doibatchid577704c2-dde0-44ec-91b1-32cd27c19384-
dc.subject.autorizadoArtes visuaispt_BR
dc.subject.autorizadoColecionismopt_BR
dc.subject.autorizadoPrática artísticapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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