Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Polliany Maisa-
dc.date.accessioned2021-04-27T16:43:24Z-
dc.date.available2021-04-27T16:43:24Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationALVES, Polliany Maisa. Associações entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação em Contabilidade. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.172pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31634-
dc.description.abstractIn the teaching-learning process students can learn in different ways and use different methods to process information and teachers can also vary their teaching methods. By knowing the different learning styles of students, it is possible to develop appropriate teaching methods and techniques, in addition to assisting in choosing the best context for the application of active methodologies and, thereby, improving the quality of the teaching and learning process. Generations of students have changed their behavior over time, which may indicate the possibility of differences in the learning styles of the generations. In addition, new teaching methodologies can favor the involvement of generations in the teaching-learning process. Thus, the objective of this study is to identify and analyze the association between learning styles, preferences for active methodologies and generations of students in the face-to-face undergraduate courses in Accounting. The students data were collected through the application of an online questionnaire to which 838 responses were obtained. Data analysis was performed descriptively and using simple and multiple correspondence analysis techniques to verify the associations between the studied variables. Most students in the sample belong to generations Z (74%) and Y (19.8%). The results demonstrated the existence of an association between visual, active, global and intuitive learning styles, the preference for active methodologies in the categories of Problematization, Use of Art, Dynamics and Strategies Based on Exposure, the non-preference for the Traditional methodology and the Z generation. An association was also found between the sequential style, the preference for the Traditional methodology, the non-preference for the active methodologies of the categories Use of art, Strategies Based on Exposure, Problematization and Dynamics and the generation Y. The joint analysis of these three elements can contribute to the improvement of the teaching-learning process, enhancing the development of the hard skills and soft skills required of the accounting professional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectEstilos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning Stylespt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectGeraçõespt_BR
dc.subjectGenerationspt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.titleAssociações entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes de graduação em Contabilidadept_BR
dc.title.alternativeAssociations between learning styles, preferences by active methodologies and generations of accounting graduate studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Denise Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299311437340135pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Gilvania de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179401064641956pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Daniel Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305280280214196pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7370132426871430pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo processo de ensino-aprendizagem os alunos podem aprender de diversas maneiras e utilizar métodos diferentes para processar informações e os professores também podem variar seus métodos de ensino. Ao conhecer os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos é possível desenvolver métodos e técnicas de ensino adequadas, além de auxiliar na escolha do melhor contexto para aplicação das metodologias ativas e, com isso, melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. As gerações de alunos têm mudado seu comportamento ao longo do tempo, o que pode indicar a possibilidade da existência de diferenças dos estilos de aprendizagem das gerações. Além disso, novas metodologias de ensino podem favorecer o envolvimento das gerações no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo desse estudo é identificar e analisar a associação entre estilos de aprendizagem, preferências por metodologias ativas e gerações dos discentes dos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis. Os dados dos discentes foram coletados por meio de aplicação de questionário on-line para o qual obteve-se 838 respostas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva e por meio das técnicas de análise de correspondência simples e múltipla, para verificar as associações entre as variáveis estudadas. A maioria dos discentes da amostra pertence às gerações Z (74%) e Y (19,8%). Os resultados demonstraram a existência de associação entre os estilos de aprendizagem visual, ativo, global e intuitivo, a preferência por metodologias ativas das categorias Problematização, Uso da Arte, Dinâmicas e Estratégias Baseadas em Exposição, a não preferência pela metodologia Tradicional e a geração Z. Encontrou-se, também, associação entre o estilo sequencial, a preferência pela metodologia Tradicional, a não preferência pelas metodologias ativas das categorias Uso da Arte, Estratégias Baseadas em Exposição, Problematização e Dinâmicas e a geração Y. A análise conjunta desses três elementos pode contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, potencializando o desenvolvimento das habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) demandadas do profissional contábil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.172pt_BR
dc.crossref.doibatchid6153271b-c180-49e1-8f72-f128a82d3892-
dc.subject.autorizadoContabilidadept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AssociaçõesEstilosAprendizagem.pdfDissertação2.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons