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dc.creatorRibeiro, Matheus Bessas-
dc.date.accessioned2021-04-26T14:11:24Z-
dc.date.available2021-04-26T14:11:24Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Matheus Bessas. Tendências do empreendedorismo corporativo: um estudo bibliométrico. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31625-
dc.description.abstractCorporate entrepreneurship presents itself as an opportunity for professionals to innovate within their organizations. In this context, companies encourage their employees to innovate by proposing different ways of making the company's processes, products and services. This search for innovation generates not only competitiveness among companies, but also offers opportunities for its employees to implement their own ideas within the company. To understand this innovation scenario, the objective with this article is to identify and analyze the academic production on the theme “Corporate entrepreneurship” in the last 20 years, available in Anpad's electronic library - SPELL, in order to understand the interest in the theme corporate entrepreneurship by the Brazilian academy. For this, the research method used was bibliometric research. The empirical laws of three authors were applied, namely: the law of productivity of authors proposed by Lotka (1926), followed by the law of dispersion of periodicals of Bradford (1934) and by the law of frequency of the words of Zipf (1949). The aim was to obtain a database on what is being produced in the country and to categorize the works by titles, year of publication, authors, citations, educational institutions, approaches, types of research, keywords, general objectives, journals, technical procedures, themes and subthemes and works used in their production. Thus, in the present research, the following findings stand out: the three authors who publish the most are also the most cited confirming Lotka's law, the evolution of the term "corporate entrepreneurship" to "intrapreneurship" and the interest in publications about intrapreneurship in bodies public.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEmpreendedorismo corporativopt_BR
dc.subjectIntraempreendedorismopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectAção empreendedorapt_BR
dc.titleTendências do empreendedorismo corporativo: um estudo bibliométricopt_BR
dc.title.alternativeTrends in corporate entrepreneurship: a bibliometric studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Domingues, Carlos Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739545E9pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Jacquelaine Florindo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756411Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776852T4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8648378J6pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo corporativo apresenta-se como uma oportunidade de profissionais inovarem dentro de suas organizações. Neste contexto, as empresas incentivam seus funcionários a inovarem propondo maneiras diferentes de se fazer os processos, produtos e serviços da empresa. Essa busca por inovação gera não só competitividade entre as empresas como também oferece oportunidades para seus funcionários implementarem ideias próprias dentro da empresa. Para entender esse cenário de inovação, o objetivo com este artigo é identificar e analisar a produção acadêmica sobre o tema “Empreendedorismo corporativo” nos últimos 20 anos, disponível na biblioteca eletrônica da Anpad – a SPELL, com o intuito de entender o interesse pelo tema empreendedorismo corporativo pela academia brasileira. Para isso, o método de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliométrica. Foram aplicadas as leis empíricas de três autores, sendo elas: a lei de produtividade de autores proposta por Lotka (1926), seguida pela lei de dispersão de periódicos de Bradford (1934) e pela lei de frequência das palavras de Zipf (1949). O intuito foi obter um banco de dados sobre o que está sendo produzido no país e categorizar os trabalhos por títulos, ano de publicação, autores, citações, instituições de ensino, abordagens, tipos de pesquisa, palavras-chave, objetivos gerais, periódicos, procedimentos técnicos, temas e subtemas e obras utilizadas na produção dos mesmos. Assim, na presente pesquisa destaca-se os seguintes achados: os três autores que mais publicam são também os mais citados confirmando a lei de Lotka, a evolução do termo “empreendedorismo corporativo” para “intraempreendedorismo” e o interesse por publicações sobre intraempreendedorismo em orgãos públicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode92879722-
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