Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDomingues, Juliana Prado-
dc.date.accessioned2021-04-19T18:12:14Z-
dc.date.available2021-04-19T18:12:14Z-
dc.date.issued2021-02-10-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Juliana Prado. Satisfação dos usuários com os serviços públicos odontológicos no Brasil: uma revisão sistemática. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Residência ( Residência Multiprofissional Atenção em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31598-
dc.description.abstractObjective: Developing a review of the scientific literature to measure the satisfaction of users of public dental services in Brazil. Methodology: A systematic review was performed including seven databases (PubMed, Scopus, LILACS, SciELO and Web of Science), including two to capture “gray literature” (OpenGrey and OpenThesis). The risk of bias of included studies was assessed with a specific tool and the data analysis was performed descriptively. Results: 7,689 records were identified and, of these, 11 were included after the selection and application of the eligibility criteria. Most studies had a low risk of bias. The included studies evaluated 4,131 users, of which 85.43% were satisfied. Conclusion: The systematic review pointed to a good level of satisfaction and made it possible to understand the instruments for assessing user satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssistência odontológicapt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectSistema único de saúdept_BR
dc.titleSatisfação dos usuários com os serviços públicos odontológicos no Brasil: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Residênciapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paranhos, Luiz Renato-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8091325418384084pt_BR
dc.contributor.advisor1Herval, Álex Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3418900508663263pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780439933687707pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846406584712929pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Realizar uma revisão da literatura científica para mensurar a satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido nos serviços públicos odontológicos no Brasil. Método: Foi realizada uma revisão sistemática em sete bases de dados (PubMed, Scopus, LILACS, SciELO e Web of Science), incluindo duas para captação de “literatura cinzenta” (OpenGrey e OpenThesis). O risco de viés dos estudos incluídos foi avaliado com uma ferramenta específica e a análise dos dados feita de forma descritiva. Resultados: Foram identificados 7689 registros e, destes, 11 foram incluídos após o processo de seleção e aplicação dos critérios de elegibilidade. A maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés. Os estudos incluídos avaliaram 4131 usuários, sendo que 85,43% mostravam-se satisfeitos. Conclusão: A revisão sistemática apontou para um bom nível de satisfação dos usuários dos serviços públicos odontológicos no Brasil, além de permitir discutir os instrumentos de avaliação da satisfação dos usuários, traçando indicativos para avaliação de satisfação em âmbito local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseResidência Ciências da Saúdept_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.orcid.putcode92461671-
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata_de_Defesa___Pos_Graduacao_2530772.html62.27 kBHTMLView/Open
SatisfaçãoDosUsuários.pdf654.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.