Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorViso, Guilherme Alves-
dc.date.accessioned2021-04-01T16:41:55Z-
dc.date.available2021-04-01T16:41:55Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationVISO, Guilherme Alves. Transtemporalidades na paisagem e cotidiano urbano: representações fotográficas de Uberlândia (1950-1960). 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.806pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31518-
dc.description.abstractThe conception of modernity surges new discussions about iconographic discourse and visual culture as an important characteristic to the construction of a modern imagetic ideary of society. The emergence of photography modified the way we see the world: an almost realistic representation of reality, who commonly represents families, document histories and also a product of art. The photography can help us comprehend the city and the landscape that belongs to the urban and its memories. Transtemporal, allows that we can identify forms and functions which are volatiles during the historical process. Also allows that we understand the modern construction concepts, and we presents Uberlândia, a city located in the mesoregion of Triângulo Mineiro, who lives, idealizes and search for the modernity in a way of life quite conservative of an search for the walks for the west. Starting in the instrument of photography, we understand that the modernity and the changes in the quotidian occurs in a landscape in the 1950s and 1960s, a moment the world discusses a modernism crisis in the city. Besides that, we rescue these historical landscapes to comprehend the layers of the contemporary landscape.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectUrban landscapept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleTranstemporalidades na paisagem e cotidiano urbano: representações fotográficas de Uberlândia (1950-1960)pt_BR
dc.title.alternativeTranstemporalities in urban landscapes and the everyday life: photographic representations of Uberlândia (1950-1960)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Canas, Adriano Tomitão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8790107675203230pt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1556085029126611pt_BR
dc.contributor.referee1Laurentiz, Luiz Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7362972303644174pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Adailson Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7194260226316300pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473722102101560pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA concepção de modernidade emerge novas discussões a respeito do discurso iconográfico e da cultura visual como personagem importante para a construção de um ideário imagético moderno de sociedade. O surgimento da fotografia modificou a maneira como enxergamos o mundo: uma representação quase fiel da realidade, utilizada para representar famílias, documentar histórias e também a produção da arte. A fotografia nos dá um aparato para compreender a cidade e a paisagem que constitui o urbano e a sua memória. Transtemporal, permite que identifiquemos formas e funções que são voláteis ao longo do percurso histórico. A fotografia permite que compreendemos um ideário de construção do moderno de uma cidade, tal qual apresentamos em Uberlândia, cidade localizada na mesorregião do Triângulo Mineiro, que vivencia e idealiza a busca de uma modernidade em um cotidiano ainda marcado pelo conservadorismo do interior que marcha para o Oeste. A partir do instrumento da fotografia, entendemos como essa modernidade e as mudanças no cotidiano ocorrem em uma paisagem e na sua centralidade durante as décadas de 1950 e 1960, momento em que globalmente, se discute uma crise do aspecto modernista das cidades. Além disso, resgatamos essas paisagens históricas para compreender sobreposições com a paisagem contemporânea da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.806pt_BR
dc.orcid.putcode91616484-
dc.crossref.doibatchid717ff8a1-13e4-4c6c-975e-ae9f06121195-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TranstemporalidadesPaisagemCotidiano.pdfDissertação9.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons