Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31479
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sousa Maronhas, Otávio José | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T18:26:10Z | - |
dc.date.available | 2021-03-23T18:26:10Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
dc.identifier.citation | MARONHAS, Otávio José Sousa. Estimativa de redução das emissões de poluentes atmosféricos no uso da bicicleta como meio alternativo de transporte inter campi na Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31479 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to quantify the emission of pollutants annually from automobiles and buses into the atmosphere on the route between the campuses of the Federal University of Uberlândia (UFU) in Uberlândia, focusing on pollutants CO, CO2 and NOx. The BR software methodology was used. evê, which calculates pollutants emitted online, that is, on highways and streets in a simplified way. Two displacement stretches were studied: Santa Mônica-Umuarama campus and Santa Mônica-Glória campus. The results obtained make it clear that automobiles are responsible for the highest emission of pollutants in both stretches. In total, light and heavy vehicles are responsible for emitting 12 tons of pollutants per year to the atmosphere. These results suggest that the implementation of the shared bicycle system is feasible environmentally, socially and would reduce the emission of pollutants into the atmosphere. Soon it was concluded that a combined system of buses and bicycles as an alternative means of locomotion would contribute to reduce emissions and improve the quality of life of the academic community at UFU, serving as an example for other Universities in the Triângulo Mineiro region. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Poluentes | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | UFU | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Bike | pt_BR |
dc.subject | Pollutants | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.title | Estimativa de redução das emissões de poluentes atmosféricos no uso da bicicleta como meio alternativo de transporte inter campi na Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.title.alternative | Estimated reduction in emissions of atmospheric pollutants in the use of bicycles as an alternative means of inter-campus transportation at the Federal University of Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carbone, Samara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5664995843058837 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Franciscon, Emanuele | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4335035032926562 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Reis Gonzaga, Eunir Augusto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8999486450017521 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4639342123842698 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo quantificar a emissão de poluentes anualmente de automóveis e ônibus para atmosfera no trajeto entre os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Uberlândia, focando nos poluentes CO, CO2 e NOx. Foi utilizada a metodologia do software BR.evê, que calcula os poluentes emitidos em linha, ou seja em rodovias e ruas de forma simplificada. Foram estudados dois trechos de deslocamento: campus Santa Mônica-Umuarama e campus Santa Mônica-Glória. Os resultados obtidos deixam claro que os automóveis são os responsáveis pela maior emissão de poluentes em ambos os trechos. No total, veículos leves e pesados são responsáveis por emitir 12 toneladas por ano de poluentes para a atmosfera. Estes resultados sugerem que a implantação do sistema de bicicleta compartilhada é viável ambientalmente, socialmente e diminuiria a emissão de poluentes para a atmosfera. Logo conclui-se que um sistema combinado de ônibus e bicicletas como meio alternativo de locomoção contribuiria para reduzir a emissão e melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica da UFU, servindo de exemplo para outras Universidades da região do Triângulo Mineiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::AGROMETEOROLOGIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstimativaPoluentesTransporte.pdf | TCC | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.