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dc.creatorDias, Danielly Ferreira-
dc.date.accessioned2021-03-16T22:31:20Z-
dc.date.available2021-03-16T22:31:20Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.citationDIAS, Danielly Ferreira. Educação sexual: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental II. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.33.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31444-
dc.description.abstractThe theme of this research in Science Education is Sexual Education (SE) aimed at students of Youth and Adult Education (YAE) of Elementary Education (EE) II, within the qualitative approach of pedagogical intervention. Its study objective was to investigate the sexuality conceptions of students from YEA, as well as to propose and develop a pedagogical training intervention with ES in a school provisionally allocated in a settlement, in the municipality of Monte Alegre de Minas / MG. This research is justified due to the absence of discussions on the theme, lack of specific material for the teaching and learning process for this audience in addressing the contents of sexuality, which is restricted to Science teachers. The target audience was composed of a total of 26 students, 8 men and 18 women, with ages ranging from 27 to 82 years. Data collection was carried out in 3 phases: Initial Questionnaire (IQ), Didactic Sequence (DS) and Final Questionnaire (FQ). The DS, the educational product of this study, was composed of texts, dynamics and workshops. The results presented possibilities for discussing the different themes of sexuality, including gender, based on the experiences and knowledge of these students. It is suggested the development of DS that adapts the transversality of the themes of sexuality to the reality of the students. Likewise, it is considered that SD was a two-way street in the education of the teacher and the students regarding the understanding of sexuality themes without prejudice.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectEscola de assentamentopt_BR
dc.subjectSex Educationpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectYAEpt_BR
dc.subjectElementary School IIpt_BR
dc.subjectSettlement schoolpt_BR
dc.titleEducação sexual: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeSexual education: a proposal for the Education of Young People and Adults of Fundamental Education IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sposito, Neusa Elisa Carignato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9903089345564492pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sandro Prado-
dc.contributor.referee2Maia, Ana Cláudia Bortolozzi-
dc.contributor.referee3Epoglou, Alexandra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4830698104144846pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa no Ensino de Ciências é a Educação Sexual (ES) voltada para os(as) alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (EF) II, dentro da abordagem qualitativa de intervenção pedagógica. Seu objetivo de estudo foi investigar as concepções de sexualidade de alunos(as) da EJA, bem como propor e desenvolver uma intervenção pedagógica formativa com a ES em uma escola provisoriamente alocada em um assentamento, no município de Monte Alegre de Minas/MG. Justifica-se a realização desta pesquisa devido à ausência de discussões sobre a temática, falta de material específico para o processo de ensino e aprendizagem para este público na abordagem dos conteúdos da sexualidade, ficando este restrito aos(às) professores(as) de Ciências. O público alvo era composto por um total de 26 alunos(as), sendo 8 homens e 18 mulheres, com faixa etária entre 27 a 82 anos. A coleta de dados foi realizada em 3 fases: Questionário Inicial (QI), Sequência Didática (SD) e Questionário Final (QF). A SD, produto educacional deste estudo, foi composta por textos, dinâmicas e oficinas. Os resultados apresentaram possibilidades de discussão das diferentes temáticas da sexualidade, inclusive de gênero, a partir das vivências e conhecimentos destes(as) alunos(as). Sugere-se a elaboração de SD que adeque a transversalidade das temáticas da sexualidade à realidade dos(as) educandos(as). Da mesma forma, considera-se que a SD foi uma via de mão dupla na formação da professora e dos(as) alunos(as) no que tange à compreensão de temáticas da sexualidade sem preconceito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration127pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.33pt_BR
dc.orcid.putcode90737237-
dc.crossref.doibatchidfff3202a-c26c-41b3-b6c6-bc8e35fbd2a3-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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