Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31275
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorThomeo, Yasmin Carolini-
dc.date.accessioned2021-02-17T23:58:35Z-
dc.date.available2021-02-17T23:58:35Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.citationTHOMEO, Yasmin Carolini. PROSUMER: A participação do usuário na construção e montagem do mobiliário e o conceito do it yourself no período contemporâneo. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.821pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31275-
dc.description.abstractThis dissertation is a glance at the designer's role in society, it analyzes a mode to create and develop projects that can be openly distributed, and so manufactured by its own users. This way of conception reduces the role of intermediate producer and attributes the role to its own final customer, arising from this combination, the hybrid figure of the prosumer. The primordial objective of this research is analyse the methods in design projects, and evaluate in which moment we notice the users engagement in the artifact production, it all from the concept of do it yourself (DIY). This dissertation will be divided in four, the first refers to the bibliographical research about the insertion of design teaching and the european schools, the second is based on researches related to the project management methodology, the third one is grounded in the three moments analyses, they are the project, the production and consumption, analysing the users role in each case, the fourth one is based about the creation of a furniture, though and designed by the concept of do-it-yourself to the new reality - the one of the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectprosumerpt_BR
dc.subjectprosumerpt_BR
dc.subjectparticipação do usuáriopt_BR
dc.subjectuser participationpt_BR
dc.subjectmobiliário do it yourselfpt_BR
dc.subjectdo it yourself furniturept_BR
dc.subjectmetodologias de designpt_BR
dc.subjectdesign methodologiespt_BR
dc.titlePROSUMER: A participação do usuário na construção e montagem do mobiliário e o conceito do it yourself no período contemporâneo.pt_BR
dc.title.alternativePROSUMER: User participation in the construction and assembly of furniture and the concept of it yourself in the contemporary period.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Juliano Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4158398070137110pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5937226037536217pt_BR
dc.contributor.referee2Filipe, Rita Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4547709565938202pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um olhar sobre o papel que o designer exerce na sociedade, analisando o modo de criar e desenvolver projetos que possam ser distribuídos abertamente e, dessa forma, fabricados pelos próprios usuários. Esta maneira de concepção minimiza o papel do produtor intermediário e atribui esta função ao próprio consumidor final, surgindo, a partir desta combinação, a figura híbrida do prossumidor (prosumer). O objetivo principal desta pesquisa é analisar alguns métodos de projeto em design e, avaliar em qual momento pontuamos a participação do usuário na produção de artefatos, a partir do conceito Do it Yourself (DIY). O trabalho foi divido em quatro partes, sendo a primeira referente ao levantamento bibliográfico com caráter introdutório sobre as primeiras experiências do artífice ao ensino de design e as escolas europeias pioneiras, a segunda parte menciona alguns estudos relacionados às metodologias de projeto em design, a terceira parte se fundamenta na análise dos três momentos, sendo eles projeto, produção e consumo, avaliando o papel do usuário em cada situação a partir dos estudos de caso, e a quarta parte se baseia na produção e montagem de um mobiliário pensado e projetado através do conceito do it yourself para a realidade da pandemia do vírus COVID-19.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.821pt_BR
dc.orcid.putcode88991610-
dc.crossref.doibatchid04b01ad5-7859-45e1-9aef-9f5efffec2d7-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProsumerParticipaçãoUsuário.pdfDissertação de Mestrado THOMEO, Y C5.46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons