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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31275
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Thomeo, Yasmin Carolini | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T23:58:35Z | - |
dc.date.available | 2021-02-17T23:58:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-25 | - |
dc.identifier.citation | THOMEO, Yasmin Carolini. PROSUMER: A participação do usuário na construção e montagem do mobiliário e o conceito do it yourself no período contemporâneo. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.821 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31275 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is a glance at the designer's role in society, it analyzes a mode to create and develop projects that can be openly distributed, and so manufactured by its own users. This way of conception reduces the role of intermediate producer and attributes the role to its own final customer, arising from this combination, the hybrid figure of the prosumer. The primordial objective of this research is analyse the methods in design projects, and evaluate in which moment we notice the users engagement in the artifact production, it all from the concept of do it yourself (DIY). This dissertation will be divided in four, the first refers to the bibliographical research about the insertion of design teaching and the european schools, the second is based on researches related to the project management methodology, the third one is grounded in the three moments analyses, they are the project, the production and consumption, analysing the users role in each case, the fourth one is based about the creation of a furniture, though and designed by the concept of do-it-yourself to the new reality - the one of the COVID-19 pandemic. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | prosumer | pt_BR |
dc.subject | prosumer | pt_BR |
dc.subject | participação do usuário | pt_BR |
dc.subject | user participation | pt_BR |
dc.subject | mobiliário do it yourself | pt_BR |
dc.subject | do it yourself furniture | pt_BR |
dc.subject | metodologias de design | pt_BR |
dc.subject | design methodologies | pt_BR |
dc.title | PROSUMER: A participação do usuário na construção e montagem do mobiliário e o conceito do it yourself no período contemporâneo. | pt_BR |
dc.title.alternative | PROSUMER: User participation in the construction and assembly of furniture and the concept of it yourself in the contemporary period. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Juliano Aparecido | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4158398070137110 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5937226037536217 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Filipe, Rita Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4547709565938202 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é um olhar sobre o papel que o designer exerce na sociedade, analisando o modo de criar e desenvolver projetos que possam ser distribuídos abertamente e, dessa forma, fabricados pelos próprios usuários. Esta maneira de concepção minimiza o papel do produtor intermediário e atribui esta função ao próprio consumidor final, surgindo, a partir desta combinação, a figura híbrida do prossumidor (prosumer). O objetivo principal desta pesquisa é analisar alguns métodos de projeto em design e, avaliar em qual momento pontuamos a participação do usuário na produção de artefatos, a partir do conceito Do it Yourself (DIY). O trabalho foi divido em quatro partes, sendo a primeira referente ao levantamento bibliográfico com caráter introdutório sobre as primeiras experiências do artífice ao ensino de design e as escolas europeias pioneiras, a segunda parte menciona alguns estudos relacionados às metodologias de projeto em design, a terceira parte se fundamenta na análise dos três momentos, sendo eles projeto, produção e consumo, avaliando o papel do usuário em cada situação a partir dos estudos de caso, e a quarta parte se baseia na produção e montagem de um mobiliário pensado e projetado através do conceito do it yourself para a realidade da pandemia do vírus COVID-19. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.821 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 88991610 | - |
dc.crossref.doibatchid | 04b01ad5-7859-45e1-9aef-9f5efffec2d7 | - |
dc.subject.autorizado | Arquitetura | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo |
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ProsumerParticipaçãoUsuário.pdf | Dissertação de Mestrado THOMEO, Y C | 5.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
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