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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Neemias Borges da-
dc.date.accessioned2021-02-08T17:06:55Z-
dc.date.available2021-02-08T17:06:55Z-
dc.date.issued2021-02-03-
dc.identifier.citationSILVA, Neemias Borges da. Prelúdio e fuga em fá menor n. 12 bwv 881, livro II do cravo bem temperado de Johann Sebastian Bach: uma análise à luz da teoria dos afetos segundo Johann Mattheson. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31227-
dc.description.abstractThis works analyzes the Affektenlehre, the Doctrine Of The Affections, as proposed by music theorist Johann Mattheson. In the first part it is presented an historical review of history of music until the baroque period. In the second part is presented a review of Johann Mattheson and his works, both musical and theoretical. It was then select a piece, Prelude and Fugue nº12, in F minor, BWV 881, from the Well Tempered Clavier by Johann Sebastian Bach for analyzis, applying concepts of Mattheson's Doctrine of Affections. The objective of this work is to bring to the musicians' focus the importance of historical threatises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria do Afetos, Período Barrocopt_BR
dc.subjectO Cravo Bem Temperado, J. S. Bachpt_BR
dc.titlePrelúdio e fuga em fá menor n. 12 bwv 881, livro II do cravo bem temperado de Johann Sebastian Bach: uma análise à luz da teoria dos afetos segundo Johann Matthesonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Celso Luiz de Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788782913732002pt_BR
dc.contributor.referee1Callegari, Paula Andrade-
dc.contributor.referee2Barreiro, Daniel Luís-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675892227766259pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe abordar a Teoria dos Afetos, tal como definida pelo tratadista Johann Mattheson, que descreve o afeto de cada tonalidade. Na primeira parte foi descrita uma breve parte histórica da música até chegar ao período Barroco, citando as principais características composicionais da época. Na segunda parte aborda o tratadista Johann Mattheson e a descrição dos Afetos baseado em sua obra. A partir da leitura de diversos textos, de variados teóricos, obtiveram-se argumentos para tratar do Afeto e a Música. A seguir é escolhida uma única obra, o Prelúdio e Fuga nº12 em Fá menor, BWV 881, Livro II d’O Cravo Bem Temperado de J. S. Bach para análise auditiva e visual, baseada no afeto da mesma, tal como descrita por Mathesson. O objetivo deste trabalho é também despertar nos profissionais da música a atenção para tratados musicais historicamente importantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Música

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