Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Larissa Danielle Cavaton da-
dc.date.accessioned2021-02-01T17:32:03Z-
dc.date.available2021-02-01T17:32:03Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Danielle Cavaton da. O olhar feminino no cinema: A Mulher sem Cabeça de Lucrecia Martel. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31185-
dc.description.abstractThe representativeness of women proposed by the female gaze is necessary to reconfigure ideologies of the patriarchal society in the dominant cinema. This work presents a film that exemplifies the construction of women, from the perspective of the female gaze, as well as the importance of greater insertion of women in the cinematographic market to validate the representativeness and female identity in films. Thus, reflections on the feminine roles in film productions are presented, departing from the questions of feminist theorists of cinema and, also, the contributions of the Feminist Movement in studies on the female subject. In order to achieve the aforementioned objective, an analysis of the film The Headless Woman (2008) by director Lucrecia Martel is proposed. The plot of the movie makes it possible to discuss the social construction of women.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectOlhar femininopt_BR
dc.subjectRepresentatividade femininapt_BR
dc.subjectA mulher sem cabeçapt_BR
dc.titleO olhar feminino no cinema: A Mulher sem Cabeça de Lucrecia Martelpt_BR
dc.title.alternativeFemale gaze at the cinema: Headless woman by Lucrecia Martelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Angerami, Paulo Mattos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7826900408353526pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Clarissa Monteiro-
dc.contributor.referee2Boaventura, Maria Carolina Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166744519222848pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA representatividade da mulher proposta pelo olhar feminino, no cinema dominante, faz-se necessária, para reconfigurar ideologias da sociedade patriarcal. Este trabalho apresenta um filme, que exemplifica a construção da mulher, sob a perspectiva do olhar feminino, bem como a importância de maior inserção das mulheres no mercado cinematográfico, para validar a representatividade e identidade feminina nos filmes produzidos no cinema. Propõe-se, assim, apresentar reflexões sobre os papéis femininos nas produções fílmicas, a partir dos questionamentos de teóricas feministas do cinema e, também, as contribuições do Movimento Feminista nos estudos sobre a mulher sujeito. Para o alcance do objetivo referido, é proposta a análise do filme A Mulher sem Cabeça (2008) da diretora Lucrecia Martel, cuja trama nos possibilita a discussão sobre a construção social da mulher.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.orcid.putcode87958262-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OOlharFeminino.pdfTCC1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.