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dc.creatorMoreira, Brunna Pereira-
dc.date.accessioned2021-02-01T15:38:52Z-
dc.date.available2021-02-01T15:38:52Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationMOREIRA, Brunna Pereira. O feminino através do tempo: uma análise semiótica do uso do feminismo pela publicidade. 2020. 62 fTrabalho de Conclusão de Curso em Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31177-
dc.description.abstractIt can be observed that, with the passing of the years and the increasing visibility of the feminist movement, the way of seeing women has changed, which also causes a change in their social roles, in family relationships, in work relationships, etc. Considering the advertising medium as a medium that reaffirms cultural values and social representations, this work aimed to analyze the recent appropriation of feminism by advertising. The analyzed material was found on the online video sharing platform Youtube and the represented brands are recognized and consolidated nationally, thus, reaching the public with great ease. Current advertising aimed at women was compared with advertising from a few years ago, which was based on classic femininity and the image of an ideal woman. In addition, we sought to analyze, through semiotic analysis, the discourse and image of such advertisements, always considering which premises allow the interpretation of their own message, assumptions and cultural representations that constitute the vision of women and the female gender. It is based on the reflection of the new advertising discourse on the feminine, and understanding that this appropriation results in a “pseudo” feminism, reflected on this movement of capitalism absorbing social movements, in which its main points are decentralized and lose strength through the group. It is expected that this study can contribute to the development of research in semiotics and cause the female audience to take a more critical look at this advertising adaptation that seeks what it has always sought: selling.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleO feminino através do tempo: Uma análise semiótica do uso do feminismo pela publicidadept_BR
dc.title.alternativeThe feminine through time: A semiotic analysis of the use of feminism in advertisingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Wachelke, João Fernando Rech-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3949641174605281pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maristela de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7170920628750200pt_BR
dc.contributor.referee2Dornelas, Priscilla Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446880251032889pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466632829091267pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPode-se observar que, com o passar dos anos e a crescente visibilidade do movimento feminista, a forma de ver a mulher tem mudado, o que causa mudança também nos seus papéis sociais, nas relações familiares, nas relações de trabalho, etc. Considerando o meio publicitário como um meio que reafirma valores culturais e representações sociais, esse trabalho teve por objetivo analisar a recente apropriação do feminismo pela publicidade. O material analisado foi encontrado na plataforma online Youtube de compartilhamento de vídeos e as marcas representadas são reconhecidas e consolidadas nacionalmente considerando-se, assim, que chegam ao público com grande facilidade. Comparou-se a publicidade atual direcionada à mulher com a publicidade de alguns anos atrás, que se baseava em uma feminilidade clássica e na imagem de mulher ideal. Para além disso, buscou-se analisar, através da análise semiótica, o discurso e a imagem de tais publicidades, sempre considerando quais premissas permitem a intepretação da mensagem suasória, pressupostos e representações culturais que constituem a visão de mulher e do gênero feminino. É partindo da reflexão do novo discurso publicitário sobre o feminino, e entendendo que essa apropriação resulta em um “pseudo” feminismo, refletiu-se acerca desse movimento do capitalismo de absorção dos movimentos sociais, em que seus pontos principais descentralizam-se e perdem força mediante ao grupo. Expecta-se que esse estudo possa contribuir com o desenvolvimento da pesquisa em semiótica e provocar no público feminino um olhar mais crítico frente à essa adaptação publicitária que busca o que sempre buscou: vender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode87958633-
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