Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31165
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Mara Rubia Aparecida da-
dc.date.accessioned2021-01-28T22:35:50Z-
dc.date.available2021-01-28T22:35:50Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Mara Rubia Aparecida da. Uma análise sobre o trabalho dos conselheiros municipais de Educação de Nova Ponte- MG. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.475pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31165-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the participation and work of the municipal councilors of education of Nova Ponte from 2017 to 2019 and their possibilities of social control and democratization. To achieve this goal we use content analysis as a methodology. Data collection occurred through the analysis of documents, interviews, laws and minutes of the Nova Ponte Municipal Education Council. In this study, we bring the question about the participation and the work found in the Municipal Councils of Education, being this an important space to reflect several actions, which often have the characteristic of advising the government, we will also enter in this study the Marxian categories that discusses the work in face of the reality of capitalism, in its inherent inequality, we present a study seeking to think about the sociopolitical issue in its possibilities and limits with regard to the performance of the Nova Ponte Municipal Education Council, following critically the actions aimed at citizenship, and we will look at how the Council can become a communicator between civil society and the state.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectConselho Municipal de Educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectMunicipal Council of Educationpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.titleUma análise sobre o trabalho dos conselheiros municipais de educação de Nova Ponte-MGpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis on the work of municipal education councilors of Nova Ponte-MG pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Bosco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516836309161702pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Sergio Paulo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee2Fagiani, Cilson César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134706977566412pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702663265869811pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar a participação e o trabalho dos conselheiros municipais de Educação de Nova Ponte no período de 2017 á 2019 e suas possibilidades de controle social e democratização. Para atingirmos tal objetivo utilizamos a análise de conteúdo como metodologia. A coleta de dados ocorreu através da análise documentos, entrevistas, leis e atas do Conselho Municipal de Educação de Nova Ponte. Neste estudo, trazemos o questionamento sobre a participação e o trabalho encontrado nos Conselhos Municipais de Educação, sendo este um espaço importante para refletir diversas ações, que, muitas vezes, possuem a característica de assessoramento do governo, adentraremos também nesse estudo as categorias marxinianas que discute o trabalho diante da realidade do capitalismo, em sua inerente desigualdade, apresentamos um estudo buscando pensar a questão sociopolítica em suas possibilidades e limites no que diz respeito à atuação do Conselho Municipal de Educação de Nova Ponte, acompanhando de forma crítica as ações voltadas à cidadania, e observaremos como o Conselho pode tornar-se um comunicador entre a sociedade civil e o Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.475pt_BR
dc.orcid.putcode87735982-
dc.crossref.doibatchidc0b06616-a151-461e-929e-904a4d21fb62-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseTrabalhoConselheiros.pdfDissertação1.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons