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dc.creatorOliveira, Paulo Ricardo Gonçalves de-
dc.date.accessioned2021-01-28T11:45:52Z-
dc.date.available2021-01-28T11:45:52Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Ricardo Gonçalves de. Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31162-
dc.description.abstractThis master's thesis presents as a theme a study of body awareness in art in an epistemological perspective of neuroscience, which in an explanatory research methodology authenticates itself with the causes of a fact experienced in a state of health in Portugal, as well as a presentation of the proposed objectives encompassing qualitative / explanatory research. The descriptive case study is highlighted, which according to Yin (2001), strengthens the research strategy by covering both specific collection approaches in data analysis in this specific case. Dialogues between knowledge are reflected in the reflections of the causal relations of the aspect of the body and its movement in the performing arts, philosophy of mind and neuroscience. Having as theoretical scope the theories of Damasio (2000), to discuss the relations of the conscience in diverse areas of the knowledge as; Thomas Nagel (1974) and Amstrong (1981), also discusses the philosophy of mind and the concepts of performance and performativity presented by Schechner (2010). In this study, theoretical relations with the performing arts were sought for a journey of new paths to neuroscientific practices that focus on body awareness. From the elements raised in the investigation, it can be inferred that art is in communion with all areas of knowledge and therefore has a sustainable logical discourse in neurosciences, because it is a significant part of human life.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectArte e Neurociênciapt_BR
dc.subjectArt and Neurociencept_BR
dc.subjectCorpo e Movimentopt_BR
dc.subjectBody and Movementpt_BR
dc.subjectProcesso de Criaçãopt_BR
dc.subjectCreation Processpt_BR
dc.subjectEstudo de Caso Evorapt_BR
dc.subjectEvora Case Studypt_BR
dc.titleCaminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociênciapt_BR
dc.title.alternativeWalking and cycles: a study of body awareness in art and its poetics in the light of the epistemological perspective of neurosciencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.referee1Bezelga, Isabel Maria Gonçalves-
dc.contributor.referee2Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496936894140394pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado apresenta como temática um estudo da consciência corporal na arte numa perspectiva epistemológica da neurociência, que em metodologia de pesquisa explicativa se autentica com as as causas de um fato vivenciado a um estado de saúde em Portugal, como também uma apresentação aos objetivos propostos que abarcam uma pesquisa qualitativa/explicativa. É de destaque o estudo de caso descritivo que segundo Yin (2001), fortalece a estratégia de pesquisa ao abranger tanto abordagens específicas de coleta na análise de dados neste especifico caso. São tecidos diálogos entre saberes nas reflexões das relações causais do aspecto do corpo e seu movimento nas artes cênicas, filosofia da mente e neurociência. Tendo como escopo teórico as teorias de Damasio (2000), para discutir as relações da consciência em diversas áreas do conhecimento como: Thomas Nagel (1974) e Amstrong (1981), discorre também, sobre a filosofia da mente e os conceitos de performance e performatividade apresentados por Schechner (2010). Buscou-se neste estudo relações teóricas com as artes cênicas para um percurso de novos caminhos às práticas neuro científicas que enfoquem a consciência corporal. Dos elementos levantados na investigação pode-se inferir que a arte está em comunhão com todas as áreas de conhecimento e por isso, tem um discurso sustentável lógico nas neurociências, porque ela é parte significante na vida humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609pt_BR
dc.crossref.doibatchidc0b06616-a151-461e-929e-904a4d21fb62-
dc.subject.autorizadoSomestesiapt_BR
dc.subject.autorizadoTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subject.autorizadoNeurociências e as artespt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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