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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31162
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Paulo Ricardo Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T11:45:52Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T11:45:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Paulo Ricardo Gonçalves de. Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31162 | - |
dc.description.abstract | This master's thesis presents as a theme a study of body awareness in art in an epistemological perspective of neuroscience, which in an explanatory research methodology authenticates itself with the causes of a fact experienced in a state of health in Portugal, as well as a presentation of the proposed objectives encompassing qualitative / explanatory research. The descriptive case study is highlighted, which according to Yin (2001), strengthens the research strategy by covering both specific collection approaches in data analysis in this specific case. Dialogues between knowledge are reflected in the reflections of the causal relations of the aspect of the body and its movement in the performing arts, philosophy of mind and neuroscience. Having as theoretical scope the theories of Damasio (2000), to discuss the relations of the conscience in diverse areas of the knowledge as; Thomas Nagel (1974) and Amstrong (1981), also discusses the philosophy of mind and the concepts of performance and performativity presented by Schechner (2010). In this study, theoretical relations with the performing arts were sought for a journey of new paths to neuroscientific practices that focus on body awareness. From the elements raised in the investigation, it can be inferred that art is in communion with all areas of knowledge and therefore has a sustainable logical discourse in neurosciences, because it is a significant part of human life. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Arte e Neurociência | pt_BR |
dc.subject | Art and Neurocience | pt_BR |
dc.subject | Corpo e Movimento | pt_BR |
dc.subject | Body and Movement | pt_BR |
dc.subject | Processo de Criação | pt_BR |
dc.subject | Creation Process | pt_BR |
dc.subject | Estudo de Caso Evora | pt_BR |
dc.subject | Evora Case Study | pt_BR |
dc.title | Caminhares e ciclos: um estudo da consciência corporal na arte e em suas poéticas à luz da perspectiva epistemológica da neurociência | pt_BR |
dc.title.alternative | Walking and cycles: a study of body awareness in art and its poetics in the light of the epistemological perspective of neuroscience | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Meira, Renata Bittencourt | - |
dc.contributor.referee1 | Bezelga, Isabel Maria Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Dirce Helena Benevides de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5496936894140394 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado apresenta como temática um estudo da consciência corporal na arte numa perspectiva epistemológica da neurociência, que em metodologia de pesquisa explicativa se autentica com as as causas de um fato vivenciado a um estado de saúde em Portugal, como também uma apresentação aos objetivos propostos que abarcam uma pesquisa qualitativa/explicativa. É de destaque o estudo de caso descritivo que segundo Yin (2001), fortalece a estratégia de pesquisa ao abranger tanto abordagens específicas de coleta na análise de dados neste especifico caso. São tecidos diálogos entre saberes nas reflexões das relações causais do aspecto do corpo e seu movimento nas artes cênicas, filosofia da mente e neurociência. Tendo como escopo teórico as teorias de Damasio (2000), para discutir as relações da consciência em diversas áreas do conhecimento como: Thomas Nagel (1974) e Amstrong (1981), discorre também, sobre a filosofia da mente e os conceitos de performance e performatividade apresentados por Schechner (2010). Buscou-se neste estudo relações teóricas com as artes cênicas para um percurso de novos caminhos às práticas neuro científicas que enfoquem a consciência corporal. Dos elementos levantados na investigação pode-se inferir que a arte está em comunhão com todas as áreas de conhecimento e por isso, tem um discurso sustentável lógico nas neurociências, porque ela é parte significante na vida humana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 125 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.609 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | c0b06616-a151-461e-929e-904a4d21fb62 | - |
dc.subject.autorizado | Somestesia | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Neurociências e as artes | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
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