Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31145
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorVenâncio, Steffanie Paula de Lima-
dc.date.accessioned2021-01-25T17:35:12Z-
dc.date.available2021-01-25T17:35:12Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Steffanie Paula de Lima. Os desafios encontrados pelas (os) alunas (os) do curso de Serviço Social para a construção do conhecimento científico. 2020. 31 f. Trabalho de Conclução de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31145-
dc.description.abstractThis article has as its object of study the challenges faced by students of the Social Work course for the construction of scientific knowledge. Discussed the challenges faced by students of the Social Work course in view of the deficiencies of elementary and high school teaching in reading and interpreting text at the Federal University of Uberlândia. It was assumed that elementary and high school teaches little incentive for reading and interpreting text. The general objective was to seek how the deficiencies arising from public education affect the production of scientific knowledge. While the specifics were to verify the difficulties encountered by the students of the Social Work course to produce scientific knowledge, to characterize the profile of the students and what are the challenges in the elaboration of the course conclusion work. The scenario was the Federal University of Uberlândia FACES-UFU. The research participants were 6 students from the 5 th, 6 th and 8 th periods who attended the Research Methods in Social Work and CBT disciplines. It was understood that these students coming from the public school enter Universities with great learning deficits, mainly in leaving common sense knowledge, to which they were accustomed and relating what they observe in the empirical reality with the scientific knowledge that they require in addition to the methods, scientific techniques and norms, interpretation of reality, analysis of the situation he is not used to.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectConhecimento Científicopt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleOs desafios encontrados pelas(os) alunas(os) do curso de Serviço Social para a construção do conhecimento científicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Martiniano, Luzilene de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1425976729105406pt_BR
dc.contributor.referee1Cintra, Soraia Veloso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265545261433608pt_BR
dc.contributor.referee2Ciriaco, Daniela de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710697042670379pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1706315541948204pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem como objeto de estudo os desafios encontrados pelos alunos do curso de Serviço Social para a construção do conhecimento científico. Discutido quais os desafios encontrados pelos estudantes do curso de Serviço Social diante das deficiências dos ensinos fundamental e médio na leitura e interpretação de texto na Universidade Federal de Uberlândia. Partiu-se do pressuposto de que os Ensinos Fundamental e Médio pouco incentivam a leitura e a interpretação de texto. O objetivo geral foi buscar como as deficiências oriundas do ensino público afetam a produção do conhecimento científico. Enquanto os específicos foram verificar as dificuldades encontradas pelos alunos do curso de Serviço Social para produzir o conhecimento científico, caracterizar o perfil dos alunos e quais os enfretamentos na elaboração do trabalho de conclusão de curso. O cenário foi a Universidade Federal de Uberlândia FACES-UFU. Os participantes da pesquisa foram 6 alunos dos períodos 5°, 6° e 8° que cursavam as disciplinas Métodos de Pesquisa em Serviço Social e TCC. Compreendeu-se que esses alunos oriundos da escola púbica entram nas Universidades com grandes déficits no aprendizado, principalmente em sair do conhecimento de senso comum, ao qual estava habituado e relacionar o que observa na realidade empírica com o conhecimento científico que requer além dos métodos, técnicas e normas científicas, interpretação de realidade, análise de conjuntura que ele não está habituado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseServiço Socialpt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.orcid.putcode87510451-
Aparece en las colecciones:TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OsDesafiosEncontrados.pdf322.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons