Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ericsson Lima da-
dc.date.accessioned2021-01-18T16:44:05Z-
dc.date.available2021-01-18T16:44:05Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Ericsson Lima. 7 Reinos: um audiogame de Role Playing Game para deficientes visuais. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31070-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectaudiogamept_BR
dc.subjectdeficiente visualpt_BR
dc.subjectmobilept_BR
dc.subjectrpgpt_BR
dc.title7 Reinos: Um audiogame de Role Playing Game para deficientes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tuma, Carlos Cesar Mansur-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916152883066962pt_BR
dc.contributor.referee1Tuma, Carlos Cesar Mansur-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916152883066962pt_BR
dc.contributor.referee2Maemura, Marcia Mitie Durante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615019378986193pt_BR
dc.contributor.referee3Dionisio, Carlos Ramon Pantaleon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554927934523466pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo mundo atual os jogos de celular são muito importantes e infelizmente a comunidade dos deficientes visuais é esquecida. Neste trabalho foi desenvolvido o jogo de RPG nomeado 7 Reinos, que teve como objetivo principal ser acessível ao público de deficientes visuais, sendo construído como um audiogame. As características principais deste tipo de jogo são a substituição da comunicação visual gráfica por recursos de sons e toques de tela. Jogos de RPG possuem a grande qualidade que é o uso da imaginação de cenários e personagens, muito importantes na ambientação de audiogames. Na comparação com outros audiogames várias novas características foram adicionadas ao 7 Reinos. O jogo foi pensado de forma a possuir uma estória interessante, baseada no folclore brasileiro, e uma dinâmica de missões e escolhas. Foi desenvolvido no ambiente Android Studio e usando Java. Sua avaliação ocorreu por meio da distribuição do jogo na comunidade acadêmica e posteriormente pela análise dos questionários respondidos pelos usuários. Devido ao período de pandemia não se pode alcançar o público de deficientes visuais mas pediu-se que os usuários jogassem de olhos fechados ou vendados e utilizando fones de ouvido. Concluiu-se pela análise feita que o jogo tem potencial de alcançar seu objetivo principal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.orcid.putcode87081313-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReinosAudiogameRpg.pdfTCC3.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.