Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31070Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ericsson Lima da | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-18T16:44:05Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-18T16:44:05Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ericsson Lima. 7 Reinos: um audiogame de Role Playing Game para deficientes visuais. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31070 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | audiogame | pt_BR |
| dc.subject | deficiente visual | pt_BR |
| dc.subject | mobile | pt_BR |
| dc.subject | rpg | pt_BR |
| dc.title | 7 Reinos: Um audiogame de Role Playing Game para deficientes visuais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Tuma, Carlos Cesar Mansur | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0916152883066962 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Tuma, Carlos Cesar Mansur | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0916152883066962 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Maemura, Marcia Mitie Durante | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4615019378986193 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Dionisio, Carlos Ramon Pantaleon | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0554927934523466 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | No mundo atual os jogos de celular são muito importantes e infelizmente a comunidade dos deficientes visuais é esquecida. Neste trabalho foi desenvolvido o jogo de RPG nomeado 7 Reinos, que teve como objetivo principal ser acessível ao público de deficientes visuais, sendo construído como um audiogame. As características principais deste tipo de jogo são a substituição da comunicação visual gráfica por recursos de sons e toques de tela. Jogos de RPG possuem a grande qualidade que é o uso da imaginação de cenários e personagens, muito importantes na ambientação de audiogames. Na comparação com outros audiogames várias novas características foram adicionadas ao 7 Reinos. O jogo foi pensado de forma a possuir uma estória interessante, baseada no folclore brasileiro, e uma dinâmica de missões e escolhas. Foi desenvolvido no ambiente Android Studio e usando Java. Sua avaliação ocorreu por meio da distribuição do jogo na comunidade acadêmica e posteriormente pela análise dos questionários respondidos pelos usuários. Devido ao período de pandemia não se pode alcançar o público de deficientes visuais mas pediu-se que os usuários jogassem de olhos fechados ou vendados e utilizando fones de ouvido. Concluiu-se pela análise feita que o jogo tem potencial de alcançar seu objetivo principal. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 87081313 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ReinosAudiogameRpg.pdf | TCC | 3.25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
