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dc.creatorMorais, Marcella de Lima-
dc.date.accessioned2021-01-18T16:07:47Z-
dc.date.available2021-01-18T16:07:47Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationMORAIS, Marcella de Lima. O marketing de relacionamento como estratégia de fidelização: fatores relevantes para a satisfação dos clientes do setor bancário. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31066-
dc.description.abstractRelationship Marketing, based on customer satisfaction through a long-term relationship, has become indispensable in loyalty and retention strategies for companies that want to excel in competitive markets. Therefore, it impacts the demand and profitability of many organizations. It is increasingly necessary for companies to win loyal customers through strategies that are in line with their interests and needs. The objective of the research is to analyze the relationship between the concepts of Relationship Marketing and the attributes that customers value most in the choice and preference of a banking service. Additionally, we sought to assess whether the research results reveal that financial institutions can consider such attributes for the planning of strategies that result in lasting relationships with customers. The results prove that service and ease of access are directly linked to satisfaction and loyalty. In addition, items related to employees, accessibility, digital channels and security are valued by customers and therefore help in the relationship of banking institutions with their customers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMarketing de Relacionamentopt_BR
dc.subjectRelationship Marketingpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectLoyaltypt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectBankspt_BR
dc.subjectInstituições Financeiraspt_BR
dc.subjectFinancial Institutionspt_BR
dc.titleO marketing de relacionamento como estratégia de fidelização: fatores relevantes para a satisfação dos clientes do setor bancáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Geargeoura, Lucien Jacques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1531537271103021pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee2Betanho, Cristiane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4602570910313960pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Marketing de Relacionamento, baseado na satisfação do cliente através de um relacionamento de longo prazo, tornou-se indispensável em estratégias de fidelização e retenção para empresas que querem se destacar em mercados competitivos. Portanto, ele impacta na demanda e a lucratividade de muitas organizações. Cada vez mais é necessário que as empresas conquistem clientes fiéis por meio de estratégias que estejam de acordo com os interesses e necessidades deles. O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre os conceitos do Marketing de Relacionamento e os atributos que os clientes mais valorizam na escolha e preferência de um serviço bancário. Adicionalmente, procurou-se avaliar se os resultados da pesquisa revelam que as instituições financeiras podem considerar tais atributos para o planejamento de estratégias que resultam em relacionamentos duráveis com os clientes. Os resultados comprovam que o atendimento e a facilidade de acesso estão diretamente ligados à satisfação e à fidelização. Além disso, itens relacionados aos funcionários, à acessibilidade, aos canais digitais e à segurança são valorizados pelos clientes e, portanto, auxiliam no relacionamento das instituições bancárias com seus clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode87081611-
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