Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVaz, Silvânia Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-01-12T22:01:35Z-
dc.date.available2021-01-12T22:01:35Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationVAZ, Silvânia Gonçalves. Análise de representações semióticas de função quadrática no ensino médio. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31020-
dc.description.abstractThis work refers to the Analysis of Semiotic Representations of Quadratic Function in High School, since the perception of the researcher teacher as an intern was of great difficulties of the students in relation to this theme. For a semiotic record to become a record of representation, according to Duval (2012), it is necessary to perform three cognitive activities, the formation of an identifiable representation, the treatment and the conversion, and in this work, the treatment is analyzed and conversion, since training is related to the individual's cognitive part, which would not include the study proposed here. In order to analyze the proposals, the mobilization and coordination of the different semiotic representations of polynomial function of the second degree, in eleven exercises of the textbook "Interaction and technology", since the textbook context aims to articulate the theoretical and practices that occur in the social context together with the theory studied. It highlights the importance of the teacher in relation to the motivational question and his effort to instigate the student to read, interpret and solve problem situations, articulating theory and practice. During the research developed, it is emphasized that, in the analyzed exercises, the focus is evidenced only on the algebraic and graphic record, with little emphasis on the articulation of these with the other forms of representation of quadratic function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação Semióticapt_BR
dc.subjectFunção Quadráticapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectSemiotic representationpt_BR
dc.subjectQuadratic functionpt_BR
dc.subjectTeaching and Learning Processpt_BR
dc.subjectMathematical Educationpt_BR
dc.titleAnálise de representações semióticas de função quadrática no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of semiotic representations of quadratic function in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=7DA0432B4A78DBBCADE62BF9F5FA9E62.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Marim, Vlademir-
dc.contributor.referee2Oliveira, Cristiane Coppe-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho refere-se à Análise de Representações Semióticas de Função Quadrática no Ensino Médio, pois a percepção da professora pesquisadora enquanto estagiária foi de grandes dificuldades dos alunos em relação a este tema. Para que um registro semiótico se transforme em um registro de representação, segundo Duval (2012), é necessário realizar três atividades cognitivas, sendo a formação de uma representação identificável, o tratamento e a conversão, sendo que neste trabalhado, analisa-se o tratamento e a conversão, visto que a formação é relacionada com a parte cognitiva do indivíduo, que não contemplaria o estudo aqui proposto. Com o objetivo de analisar as propostas, a mobilização e coordenação das diferentes representações semióticas de função polinomial de segundo grau, em onze exercícios do livro didático “Interação e tecnologia”, visto que o contexto do livro didático tem como objetivo articular os acontecimentos teóricos e práticos que ocorrem no contexto social juntamente com a teoria estudada. Destaca-se a importância do professor em relação à questão motivacional e seu empenho em instigar o aluno a ler, interpretar e resolver situações problemas, articulando teoria e prática. Durante a pesquisa desenvolvida, pontua-se que, nos exercícios analisados, fica evidenciado o foco apenas no registro algébrico e gráfico, dando pouca ênfase na articulação destes com as demais formas de representação da função quadrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode86726159-
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseDeRepresentações.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.