Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafaella Dias Pereira-
dc.date.accessioned2021-01-12T21:44:04Z-
dc.date.available2021-01-12T21:44:04Z-
dc.date.issued2020-12-23-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaboratório de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectNecessidades Educacionais Especiaispt_BR
dc.titleAção e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511445H6pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é fruto das reflexões realizadas durante minha atuação no Curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da cidade de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. Tem como objetivo ampliar o contexto da pesquisa, investigando as potencialidades da metodologia de resolução de problemas, a partir do cotidiano de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, especificamente no caso de deficiência intelectual. Buscamos compreender como ocorre o processo de inclusão na educação regular de estudantes com NEE na cidade de Santa Vitória – MG, investigando, especificamente, dois estudantes da Educação Básica de uma sala de reforço, na qual a pesquisadora atuou como professora. De natureza qualitativa, pautando-nos no estudo de caso, investigamos as possibilidades de se utilizar situações-problema retiradas do cotidiano desses estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, priorizando as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). A coleta de dados deu-se nos períodos de aula de reforço institucional, com os dois estudantes com deficiência intelectual, conduzida pela pesquisadora. Considerando a dimensão do cotidiano, presente no Programa Etnomatemática, elaboramos um artefato didático denominado Ação e Operação, a fim de auxiliar nas aulas de reforço de Matemática de estudantes com deficiência intelectual. Utilizamos os contextos cotidianos fora da escola para subsidiar a criação de quatro situações-problema, explorando as quatro operações básicas. Esperamos que este trabalho contribua para a prática docente de professores que ensinam Matemática, para minimizar as lacunas relativas à educação especial na formação inicial e inspirar novas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AçãoEOperação.pdf770.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.