Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Rafaella Dias Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-12T21:44:04Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-12T21:44:04Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-23 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Rafaella Dias Pereira. Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31016 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Laboratório de Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Necessidades Educacionais Especiais | pt_BR |
| dc.title | Ação e operação: Uma proposta de intervenção para estudantes em aulas de reforço de Matemática | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Cristiane Coppe de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776299J0 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511445H6 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pires, Rogério Fernando | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é fruto das reflexões realizadas durante minha atuação no Curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da cidade de Ituiutaba, estado de Minas Gerais. Tem como objetivo ampliar o contexto da pesquisa, investigando as potencialidades da metodologia de resolução de problemas, a partir do cotidiano de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, especificamente no caso de deficiência intelectual. Buscamos compreender como ocorre o processo de inclusão na educação regular de estudantes com NEE na cidade de Santa Vitória – MG, investigando, especificamente, dois estudantes da Educação Básica de uma sala de reforço, na qual a pesquisadora atuou como professora. De natureza qualitativa, pautando-nos no estudo de caso, investigamos as possibilidades de se utilizar situações-problema retiradas do cotidiano desses estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, priorizando as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão). A coleta de dados deu-se nos períodos de aula de reforço institucional, com os dois estudantes com deficiência intelectual, conduzida pela pesquisadora. Considerando a dimensão do cotidiano, presente no Programa Etnomatemática, elaboramos um artefato didático denominado Ação e Operação, a fim de auxiliar nas aulas de reforço de Matemática de estudantes com deficiência intelectual. Utilizamos os contextos cotidianos fora da escola para subsidiar a criação de quatro situações-problema, explorando as quatro operações básicas. Esperamos que este trabalho contribua para a prática docente de professores que ensinam Matemática, para minimizar as lacunas relativas à educação especial na formação inicial e inspirar novas pesquisas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AçãoEOperação.pdf | 770.06 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
