Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30980
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marinelli, Galvão Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-11T15:50:11Z | - |
dc.date.available | 2021-01-11T15:50:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-22 | - |
dc.identifier.citation | MARINELLI, Galvão Carvalho. Interiorização dos aeroportos de carga no Brasil: a proposta para o caso do Triângulo Mineiro. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30980 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.title | Interiorização dos aeroportos de carga no Brasil: a proposta para o caso do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Eduardo Nunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1318569541180938 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante do crescente processo de trocas financeiras e comerciais surgidos com o advento da globalização, se torna indispensável repensar a maneira como ocorrem os processos logísticos e os meios necessários para que ela atinja seu máximo potencial em termos de agilidade, segurança e barateamento dos custos de transporte. Levando em consideração o processo de fragmentação produtiva decorrente dessa globalização, juntamente com a cada vez maior demanda pelos serviços de transporte aéreo, torna-se evidente a imprescindibilidade de se atingir meios para que este modal se enraíze de vez na cadeia logística global, tendo em vista sua capacidade de transporte ágil e seguro, em especial de produtos que possuem alto valor agregado. Desse modo, em uma perspectiva de país continental como o Brasil, é fundamental que ocorra a desconcentração desses terminais para ampliar as possibilidades de inserção de suas várias regiões. Neste sentido é realizada uma análise descritiva do cenário nacional, haja vista a deterioração dos terminais já existentes e a crescente demanda por esse tipo de serviço em outras localidades. Por fim, tomando a região do Triângulo Mineiro como um exemplo de área de grande dinamismo econômico e social, onde se formou uma rede urbana bem estruturada, o trabalho realiza uma discussão do projeto de dotar a região com um aeroporto internacional de cargas e, assim, se consolidar como uma referência em otimização dos processos logísticos e multimodalidade no interior do país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InteriorizaçãoDosAeroportos.pdf | 863.56 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.