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dc.creatorMartins, Amanda de Sousa-
dc.creatorMariano, Igor Henrico Silva-
dc.date.accessioned2021-01-04T16:58:53Z-
dc.date.available2021-01-04T16:58:53Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationMARTINS, Amanda de Sousa. MARIANO, Igor Henrico Silva. Propostas de melhorias a projetos estruturais da equipe tucano para competições. 2020. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30912-
dc.description.abstractThe development by the Tucano Aerodesign team of the structural design of a cargo-controlled aircraft for SAE Brasil Aerodesign competition requires constant improvements, due to the high level of the participating teams. For this reason, there was a need to develop analytical methods, capable of improving the results obtained in the initial stages of the project. It was also noted that the time taken to create drawings, necessary for numerical simulations, took up much of that devoted to modeling. For this reason, two tools have been developed: a structural optimization of wings, based on the idealized by booms and an assistant for importing profiles and creating wings. The first, built in MATLAB ®, requires user input on the wing geometry, aerodynamic profiles used and number of ribs. Its answer is the mass of the wing. In addition, its structural arrangement, dimensioning and loading are also informed. The second, made in VBA language, needs information about the aerodynamic and structural geometry of the wing, coming from, for example, the structural optimizer, and is capable of executing all the processes necessary for its design. The results obtained demonstrate that the optimizer is capable of providing values close to those observed by the FEM method, therefore being suitable for the initial design stages. The aid for creating wings showed the ability to be used in the most diverse geometries, number of sections on the wing or types of aerodynamic profiles used.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectAerodesignpt_BR
dc.subjectProjeto estruturalpt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectMacro Catiapt_BR
dc.subjectMacro excelpt_BR
dc.titlePropostas de melhorias a projetos estruturais da equipe Tucano para competiçõespt_BR
dc.title.alternativeProposals for improving Tucano Aerodesign Team’s aerostructural designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Saad, Núbia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5519992479236388pt_BR
dc.contributor.referee1Saad, Núbia dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5519992479236388pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Jefferson Gomes do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902035354653763pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5394257552796696pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento pela equipe Tucano Aerodesign do projeto estrutural de uma aeronave cargueira rádio-controlada para competição SAE Brasil Aerodesign exige melhorias constantes, devido ao alto nível das equipes participantes. Por esse motivo observou-se a necessidade de se desenvolverem métodos analíticos, capazes de melhorar os resultados obtidos nas etapas iniciais do projeto. Também foi notado que o tempo gasto para a criação de desenhos, necessários às simulações numéricas, tomava boa parte daquele dedicado à modelagem. Por essa razão, foram desenvolvidas duas ferramentas: uma, de otimização estrutural de asas, baseada em idealização por booms e outra, referente a um assistente de concepção geométrica, para importação de perfis e criação de asas. A primeira, construída em MATLAB ®, necessita de inputs do usuário sobre a geometria da asa, perfis aerodinâmicos usados e número de nervuras, e a resposta é a massa da asa. Além disso, é informado também seu arranjo estrutural, dimensionamento e carregamentos. A segunda, feita em linguagem VBA, necessita de informações sobre a geometria aerodinâmica e estrutural da asa, vindas por exemplo do otimizador estrutural, e é capaz de executar todos os processos necessários para o desenho desta. Os resultados obtidos demonstram que o otimizador é capaz de fornecer valores próximos aos observados pelo método FEM, sendo portanto adequado às etapas iniciais de projeto. O auxílio para criação de asas mostrou capacidade de utilização nas mais diversas geometrias, quantidade de seções na asa ou tipos de perfis aerodinâmicos utilizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration113pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode86246593-
dc.description.embargo2022-12-21-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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