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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Martins, Amanda de Sousa | - |
dc.creator | Mariano, Igor Henrico Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T16:58:53Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T16:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Amanda de Sousa. MARIANO, Igor Henrico Silva. Propostas de melhorias a projetos estruturais da equipe tucano para competições. 2020. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30912 | - |
dc.description.abstract | The development by the Tucano Aerodesign team of the structural design of a cargo-controlled aircraft for SAE Brasil Aerodesign competition requires constant improvements, due to the high level of the participating teams. For this reason, there was a need to develop analytical methods, capable of improving the results obtained in the initial stages of the project. It was also noted that the time taken to create drawings, necessary for numerical simulations, took up much of that devoted to modeling. For this reason, two tools have been developed: a structural optimization of wings, based on the idealized by booms and an assistant for importing profiles and creating wings. The first, built in MATLAB ®, requires user input on the wing geometry, aerodynamic profiles used and number of ribs. Its answer is the mass of the wing. In addition, its structural arrangement, dimensioning and loading are also informed. The second, made in VBA language, needs information about the aerodynamic and structural geometry of the wing, coming from, for example, the structural optimizer, and is capable of executing all the processes necessary for its design. The results obtained demonstrate that the optimizer is capable of providing values close to those observed by the FEM method, therefore being suitable for the initial design stages. The aid for creating wings showed the ability to be used in the most diverse geometries, number of sections on the wing or types of aerodynamic profiles used. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Aerodesign | pt_BR |
dc.subject | Projeto estrutural | pt_BR |
dc.subject | Otimização estrutural | pt_BR |
dc.subject | Macro Catia | pt_BR |
dc.subject | Macro excel | pt_BR |
dc.title | Propostas de melhorias a projetos estruturais da equipe Tucano para competições | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposals for improving Tucano Aerodesign Team’s aerostructural design | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saad, Núbia dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5519992479236388 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saad, Núbia dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5519992479236388 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Tobias Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1662045974941011 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Jefferson Gomes do | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3902035354653763 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5394257552796696 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento pela equipe Tucano Aerodesign do projeto estrutural de uma aeronave cargueira rádio-controlada para competição SAE Brasil Aerodesign exige melhorias constantes, devido ao alto nível das equipes participantes. Por esse motivo observou-se a necessidade de se desenvolverem métodos analíticos, capazes de melhorar os resultados obtidos nas etapas iniciais do projeto. Também foi notado que o tempo gasto para a criação de desenhos, necessários às simulações numéricas, tomava boa parte daquele dedicado à modelagem. Por essa razão, foram desenvolvidas duas ferramentas: uma, de otimização estrutural de asas, baseada em idealização por booms e outra, referente a um assistente de concepção geométrica, para importação de perfis e criação de asas. A primeira, construída em MATLAB ®, necessita de inputs do usuário sobre a geometria da asa, perfis aerodinâmicos usados e número de nervuras, e a resposta é a massa da asa. Além disso, é informado também seu arranjo estrutural, dimensionamento e carregamentos. A segunda, feita em linguagem VBA, necessita de informações sobre a geometria aerodinâmica e estrutural da asa, vindas por exemplo do otimizador estrutural, e é capaz de executar todos os processos necessários para o desenho desta. Os resultados obtidos demonstram que o otimizador é capaz de fornecer valores próximos aos observados pelo método FEM, sendo portanto adequado às etapas iniciais de projeto. O auxílio para criação de asas mostrou capacidade de utilização nas mais diversas geometrias, quantidade de seções na asa ou tipos de perfis aerodinâmicos utilizados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 113 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 86246593 | - |
dc.description.embargo | 2022-12-21 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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