Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30808
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Levy William de-
dc.date.accessioned2020-12-23T16:46:31Z-
dc.date.available2020-12-23T16:46:31Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Levy William. O setor de transporte rodoviário: análise da dinâmica da oferta e demanda pelo serviço de frete. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30808-
dc.description.abstractThe study seeks to analyze the historical behavior of the road transport sector by examining how the current conditions of supply and demand for the freight service take place, and what inferences we can make from the implementation of the institutional measures after the trucker’s strike in 2018. For this purpose, the bibliography on business strategies is used as a theoretical tool to construe this dynamic. It was observed that the drop in Brazilian GDP in the second decade, and the increase in the price of diesel, as well as the role of intermediary trading companies, contributed to the drop in the price of freight services. After the implement of the freight table in 2018, it was noticed an increase in truck sales and hiring of truck drivers, although this phenomenon does not necessarily attest to a movement of internalization of the firms, since it is also observed during the same period, a recovery in the country's economy.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSetor de transporte terrestrept_BR
dc.subjectServiço de fretept_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.titleO setor de transporte rodoviário: análise da dinâmica da oferta e demanda pelo serviço de fretept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loural, Marcelo Sartorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111pt_BR
dc.contributor.referee1Saiani, Carlos Cesar Santejo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843437788816592pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cássio Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269031128431861pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo busca analisar o comportamento histórico do setor de transporte rodoviário examinando como se dão as condições atuais de oferta e demanda pelo serviço de frete e quais inferências podemos fazer a partir da implementação das medidas institucionais após a greve dos caminhoneiros de 2018. Para isso, é utilizada a literatura das estratégias empresariais como ferramental teórico para interpretar toda essa dinâmica. Foi observado que a queda no PIB brasileiro na segunda década e o aumento no preço do diesel, assim como o papel das empresas intermediárias de negociação, contribuíram com a queda no lucro do serviço de frete. Ao adotar o tabelamento de fretes em 2018, verificou um crescimento na venda de caminhões e contratação de motoristas, embora tal fenômeno não necessariamente ateste um movimento de internalização das firmas, uma vez que também é notado durante o período uma recuperação na economia do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAISpt_BR
dc.orcid.putcode85763694-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SetorDeTransporte.pdf852.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.