Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuimarães, Isabel Beatriz Naves-
dc.date.accessioned2020-12-23T14:38:56Z-
dc.date.available2020-12-23T14:38:56Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Isabel Beatriz Naves. Hábitos e saberes acerca da higienização das mãos no âmbito escolar. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30803-
dc.description.abstractIntroduction: hands are the main sources of transmission of existing diseases, since it is through them that we acquire infections. Hand hygiene is essential to promote self-care reduce diseases and interrupt the chain of transmission, since currently this action becomes even more essential due to the pandemic caused by COVID-19. Thus, the importance of cleaning the hands and developing health actions in basic education should be understood, especially providing ways of learning about practices aimed at the development of health education of children, with the objective of promoting the health of these individuals. Objective: to develop the theme of hand hygiene in the school context, through interventionalist actions with students and education professionals. Methods: the study was conducted in a basic education school of a federal university of triangulo mineiro, with students of the institution, school staff, including teachers, trainees, cleaning staff and nursing technicians. An activity of experimentation in concrete intelligible language to children was carried out and subsequent application of a semi-structured questionnaire. Results: the proposal brought significant results, such as checking the prior knowleedge of students about the importance of the technique. Conclusion: inferred how significant was the proposal of health education in their conception, for health promotion and reduction of infections transmitted through the hands.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHigienização das mãospt_BR
dc.subjectHand hygienept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectDiarreia agudapt_BR
dc.subjectAcute diarrheapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleHábitos e saberes acerca da higienização das mãos no âmbito escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Elias José-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4600154820027807pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jéssica Peixoto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450521687033830pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Frank José Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2767676959222439pt_BR
dc.contributor.referee2Polido, Rosiane Araújo Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9342833024461887pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: As mãos são as principais fontes de transmissão de doenças existentes, visto que é através delas que adquirimos as infecções. A higienização das mãos é fundamental para promover o autocuidado reduzir patologias e interromper a cadeia de transmissão, visto que atualmente essa ação se torna ainda mais indispensável devido pandemia ocasionada pela Co-vid-19. Dessa maneira, deve se compreender a importância de realizar a limpeza das mãos e de desenvolver ações de saúde na educação básica, sobretudo proporcionar formas de aprendizado a respeito de práticas que visem o desenvolvimento de educação em saúde das crianças, tendo como objetivo a promoção de saúde desses indivíduos. Objetivo: Desenvolver a temática da higienização das mãos no contexto escolar, por meio de ações intervencionistas com os alunos e os profissionais de educação. Métodos: O trabalho foi desenvolvido em uma Escola de Educação Básica de uma universidade federal do Triangulo Mineiro, com os alunos da instituição, funcionários da escola, incluindo os professores, estagiários, equipe de limpeza e técnicos de enfermagem. Foi realizada uma atividade de experimentação em linguagem inteligível concreta às crianças, e posterior aplicação de questionário. Resultados: A proposta trouxe resultados significativos, como verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre a importância da técnica. Conclusão: Inferiu o quão foi significativa a proposta de educação em saúde na concepção dos mesmos, para a promoção da saúde e redução de infecções veiculadas às mãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.embargo2022-12-10-
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HábitosSaberesAcerca.pdf553.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.