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dc.creatorCosta, Matheus Santos.-
dc.date.accessioned2020-12-21T15:13:13Z-
dc.date.available2020-12-21T15:13:13Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Matheus Santos. Avaliação do uso de r513a no sistema de refrigeração cascata subcrítico. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30707-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRefrigeraçãopt_BR
dc.subjectR513Apt_BR
dc.subjectCapacidade de resfriamentopt_BR
dc.subjectCOPpt_BR
dc.subjectTEWIpt_BR
dc.titleAvaliação do uso de r513a no sistema de refrigeração cascata subcríticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bandarra Filho, Enio Pedone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157552858330455pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Daniel Dall'Onder dos-
dc.contributor.referee2Queiroz, Marcus Vinicíus Almeida-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o uso do fluido refrigerante R513A no ciclo de alta temperatura de um sistema de refrigeração do tipo cascata subcrítico. Desta forma, são apresentadas aplicações experimentais e suas devidas análises. A bancada experimental teve o grau de superaquecimento e a frequência do compressor de R744 manipulados para simular diferentes situações de operação. Em seguida, foram calculados a eficiência energética, através do consumo energético, o desempenho do sistema, analisando o COP e a capacidade de refrigeração, e os impactos ambientais do sistema, mensurados pelo TEWI (Total Equivalent Warming Impact). Posteriormente os dados colhidos e estimados foram comparados com os obtidos por Queiroz (2017) para o mesmo sistema trabalhando com R134a no ciclo de alta temperatura. Foi constatado que, apesar do R513A apresentar comportamento semelhante ao R134a, o R513A obteve um desempenho menos eficiente energeticamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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