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dc.creatorPanato, Victor Hugo-
dc.date.accessioned2020-12-21T14:13:53Z-
dc.date.available2020-12-21T14:13:53Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.citationPANATO, Victor Hugo. Análise experimental de fluidos refrigerantes alternativos ao R410A em sistema de ar condicionado. 2020. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.510.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30705-
dc.description.abstractThis research presents an experimental analysis among candidates substitute fluids for R410A, currently the most used refrigerant in stationary air conditioning systems and which has a high influence on environmental problems. Refrigerant, an essential part of air conditioning systems, make up the list of greenhouse gases, which causes the warming of the planet. Since the Montreal Protocol the elimination of fluids that harm the environment has been promoted. The analysis by practical tests carried out on an experimental bench collaborates to determine the R410A substitute. The experimental apparatus consists of a compressor with a cooling capacity of 17.5 kW driven by a frequency inverter, plate heat exchangers, electronic expansion valve and proper instrumentation for measuring the results. The environmental impact analysis methodology used in this work allows comparing the effect of each fluid, not only by refrigerant properties but also through energy performance, which indirectly harms the environment, associated with the primary process of electrical energy generation. During the execution of the tests, two alternative fluid was proposed, which can be added to the other fluids that have been tested by different methodologies. It can be checked that the alternative fluids underperformed when R410A in the thermodynamic results but present less environmental impact on the application of this work. The research highlights the R454B result, had the lowest overall environmental impact and proposed fluid N2, which reached similar results to the other tested refrigerants and the lowest amount of flammable fluids in its composition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFluidos alternativospt_BR
dc.subjectAlternative fluidspt_BR
dc.subjectBaixo GWPpt_BR
dc.subjectLow GWPpt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental impactpt_BR
dc.subjectR410Apt_BR
dc.titleAnálise experimental de fluidos refrigerantes alternativos ao R410A em sistema de ar condicionadopt_BR
dc.title.alternativeExperimental analysis of alternative refrigerants to R410A in air conditioning systemspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Bandarra Filho, Enio Pedone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157552858330455pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Solidonio Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Silva Junior, Washington Martins da-
dc.contributor.referee3Porto, Matheus Pereira-
dc.contributor.referee4Moreira, José Roberto Simões-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1242231244160569pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise experimental entre candidatos a fluidos substitutos do R410A, atualmente o refrigerante mais utilizado em sistemas de ar condicionado estacionário e que possui alta influência na problemática ambiental. Os fluidos refrigerantes, parte essencial do ar condicionado, compõem a lista de gases causadores do efeito estufa, que provoca o aquecimento do planeta. Desde o protocolo de Montreal, há fomento para eliminação de fluidos que prejudicam o meio ambiente. A análise por meio de testes práticos realizados em uma bancada experimental colabora na determinação do sucessor do R410A. O aparato experimental é composto por um compressor com capacidade de refrigeração de 17,5 kW acionado por inversor de frequência, trocadores de calor a placa, válvula de expansão eletrônica e instrumentação adequada para mensuração dos resultados. A metodologia de análise de impacto ambiental utilizada neste trabalho permite comparar o efeito de cada fluido, não apenas pelo prisma das propriedades do refrigerante, mas também por meio do desempenho energético, o qual prejudica o meio ambiente de forma indireta, associado ao processo primário de geração de energia elétrica. Durante a execução dos testes foram elaboradas propostas de fluidos alternativos, que possam se somar a outros fluidos que vêm sendo testados por diferentes metodologias. Verifica-se que os fluidos alternativos apresentam desempenho inferior ao R410A nos resultados termodinâmicos mas apresentam menor impacto ambiental para a aplicação desse trabalho. Destaca-se o resultado do R454B que apresentou o menor impacto ambiental de forma geral e o fluido proposto N2, com resultados similares aos outros candidatos e menor quantidade de fluidos inflamáveis em sua composição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration135pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALORpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.510pt_BR
dc.orcid.putcode85652561-
dc.crossref.doibatchidf4b93d94-0a63-4bd4-b55a-bd8dd4b04a3e-
dc.subject.autorizadoRefrigeraçãopt_BR
dc.subject.autorizadoAr condicionadopt_BR
dc.subject.autorizadoImpacto ambientalpt_BR
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