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dc.creatorSilva, João Pedro Gurgel e-
dc.date.accessioned2020-12-16T17:16:27Z-
dc.date.available2020-12-16T17:16:27Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, João Pedro Gurgel e. Internacionalização de empresas brasileiras: uma revisão integrativa dos anos 2009-2019. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30670-
dc.description.abstractThe internationalization of companies concerns the consolidation of activities to preserve a company with foreign markets. From the 21st century onwards, there is an increasing global competition, accelerated technological development and the participation of international businesses in developing countries, in particular coming from Brazil, converging on the need to create new models. In this sense, this article sought to investigate and update the main trends in the research area with attention to Brazilian experiences, based not only on contributions to the bibliography, but also on evidence-based management, companies, as well as governments and policies public and non-governmental organizations, has seen an enterprise of international trade and business issues in the global context. The adoption of the integrative review of academic productions, journals in journals available on the Science Direct and Scopus platforms, between the period of 2009 to 2019, allows viewing inferences and providing information to support the intervention in the associations. The results indicate a balance in the frequency of qualitative and quantitative methods, but also the prevalence of studies focusing on multinational companies in industrial sectors, which adopt the Resource Based View as an analytical model for internationalization. At the same time, the need for an integrative effort in the typical of the research agenda is identified, combining methods and procedures, relating companies of different dimensions and sectors, and especially adopting different models and theories.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectInternacionalização de Empresas Brasileiraspt_BR
dc.subjectNegócios Internacionais Brasileirospt_BR
dc.subjectRevisão Integrativapt_BR
dc.titleInternacionalização de empresas brasileiras: uma revisão integrativa dos anos 2009-2019pt_BR
dc.title.alternativeInternationalization of Brazilian Companies: an integrative review of the years 2009-2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borsatto, Jaluza Maria Lima Silva-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/5710842485028033pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Germano Mendes De-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/2678047465053355pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.br/1072570939218844pt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/0550866223730069pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA internacionalização de empresas diz respeito à consolidação de atividades econômicas de uma empresa com mercados estrangeiros. A partir do século XXI constata-se uma crescente competição global, do desenvolvimento tecnológico acelerado e da participação dos negócios internacionais de países em desenvolvimento, em particular advindos do Brasil, convergindo para a necessidade da elaboração de novos modelos. Neste sentido, este artigo buscou investigar e atualizar as principais tendências na área de pesquisa com atenção às experiências brasileiras, fundamenta-se não apenas pelas contribuições à bibliografia, mas também à gestão baseada em evidências, às empresas, bem como, à governos e políticas públicas e organizações não-governamentais, haja visto a relevância das questões de comércio e dos negócios internacionais no contexto global. A adoção da revisão integrativa de produções acadêmicas, publicados em periódicos disponíveis nas plataformas Science Direct e Scopus, entre o período de 2009 a 2019, permite visualizar inferências e fornecer informações para dar suporte à intervenção nas organizações. Os resultados apontam um equilíbrio na frequência dos métodos qualitativos e quantitativos, mas também a prevalência de estudos com foco em empresas multinacionais de setores industriais, e que adotam a Visão Baseada em Recursos como modelo analítico para a internacionalização. Ao mesmo tempo, identifica-se a necessidade de um esforço integrativo nos tópicos da agenda de pesquisa, combinando métodos e procedimentos, relacionando empresas de diferentes dimensões e setores, e especialmente adotando diversos modelos e teorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::NEGOCIOS INTERNACIONAISpt_BR
dc.orcid.putcode168955084-
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