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dc.creatorPerone, Henrique Signori-
dc.date.accessioned2020-12-15T16:29:47Z-
dc.date.available2020-12-15T16:29:47Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationPERONE, Henrique Signori. Trabalho e Educação no Brasil sob a perspectiva do Estado Gestor a partir dos anos 2010. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30655-
dc.description.abstractThe Managerialist model, introduced after the oil crisis (1973-1974), under Margaret Thatcher administration (1979-1990), represented the rise of a new socio-cultural and economic ideology. As a result, there was an impact on State structures such as work and education, as the idea of management, innovation and maximization started to directly influence these two spheres. The idea of reducing bureaucracy and efficiency, which are elements of the second sector, materialized its introduction in the public sector. Technical characteristics, present in education, presents relation with this government proposal and the economic feeling goes beyond the collective aspect. At the beginning of the 21st century, the flexibilization of work intensifies, as new actions make this impact on the structure viable, that is: the idea of a qualified, outsourced and mostly technical workforce. The work involved the analytics of basic education indicators, provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). The section contains seven years, 2010 to 2017, as the records of this information, in previous periods, did not follow the same analysis criteria. The study demonstrates the growth of technical education, with impacts on teachers and students. Its evolution shows relation to the model and the constant need for qualification, however, tends to exclude central elements to students.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectBurocraciapt_BR
dc.subjectBureaucracypt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectJobpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleTrabalho e Educação no Brasil sob a perspectiva do Estado Gestor a partir dos anos 2010pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4790275H8pt_BR
dc.contributor.referee1Betanho, Cristiane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4712852Z0pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762370Y2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8611446T9pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO modelo Gerencialista, introduzido após a crise do petróleo (1973-1974), no governo de Margaret Thatcher (1979-1990), representou a ascensão de uma nova ideologia sociocultural e econômica. Com isso, houve impacto em estruturas do Estado, sendo elas: o trabalho e a educação, pois a ideia de gestão, inovação e maximização, passam a influir diretamente nestas duas esferas. A ideia de redução da burocracia e a eficiência, que são elementos do segundo setor, concretizaram sua introdução no setor público. O caráter técnico, presente na educação, apresenta relação com esta proposta de governo e o sentimento econômico ultrapassa a vertente coletiva. No começo do século XXI a flexibilização do trabalho se intensifica, pois novas ações viabilizam este impacto na estrutura, ou seja: a ideia de força de trabalho qualificada, terceirizada e majoritariamente técnica. O trabalho envolveu a análise de indicadores da educação básica, fornecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O recorte contém sete anos, 2010 até 2017, pois os registros destas informações, em períodos anteriores, não seguiram o mesmo critério de análise. O estudo demonstra o crescimento do ensino técnico, com impactos no docente e discente. Sua evolução apresenta relação com o modelo e necessidade constante de qualificação, contudo, tende à exclusão de elementos centrais aos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode85345397-
Appears in Collections:TCC - Administração

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