Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Luan Medeiros-
dc.date.accessioned2020-12-10T17:18:44Z-
dc.date.available2020-12-10T17:18:44Z-
dc.date.issued2020-11-28-
dc.identifier.citationALVES, Luan Medeiros. Identificação das características do bom professor sob a ótica de alunos de distintas áreas do conhecimento. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30601-
dc.description.abstractEducation is an essential part of everyone's life and the teaching-learning relationship between a teacher and his students is an important vector by which it can be transmitted, and when the goals and thoughts of both are aligned, the relationship becomes makes it more efficient. Given the above, the objective of this research is to define which characteristics the undergraduate students from different areas of knowledge consider relevant to define the good professor. For this purpose, a questionnaire was used that presented 59 characteristics divided into the Human Dimension, Technical Dimension and Ideological Dimension (or Politics), which were judged by the level of relevance by 198 undergraduate students from courses in different areas at the Federal University of Uberlândia. The data were analyzed using descriptive statistics and the Chi-square test. In general, it was noted that the characteristics belonging to the Technical Dimension were considered slightly more relevant. Some of the characteristics pointed out as the most important were: “recognizing and accepting mistakes”, “being accessible to dialogues”, “having mastery of the content”, “being analytical, critical and reflective”, “being interested” and “having involvement and commitment teaching”. As for the association of the responses with the characteristics of the respondents, it was not possible to find significant differences between them. This implies that the opinion of students in general is convergent and does not depend on gender, period of graduation, area of the course or whether they work or not.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDimensão Humanapt_BR
dc.subjectDimensão Técnicapt_BR
dc.subjectDimensão Ideológicapt_BR
dc.subjectHuman Dimensionpt_BR
dc.subjectTechnical Dimensionpt_BR
dc.subjectIdeological dimensionpt_BR
dc.titleIdentificação das características do bom professor sob a ótica de alunos de distintas áreas do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeIdentification of the characteristics of the good teacher from the perspective of students from different areas of knowledgept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Neirilaine Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4389448H1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8055065P8pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação é parte essencial na vida de todas as pessoas e a relação de ensino-aprendizagem entre um professor e seus alunos é um vetor importante pelo qual ela pode ser transmitida, sendo que quando os objetivos e pensamentos de ambos estão alinhados, a relação se torna mais eficiente. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é definir quais características os graduandos de diferentes áreas do conhecimento consideram relevantes para definir o bom professor. Para isso foi utilizado um questionário que apresentava 59 características divididas nas áreas de Dimensão Humana, Dimensão Técnica e Dimensão Ideológica (ou Política), as quais foram julgadas pelo nível de relevância por 198 alunos graduandos de cursos de distintas áreas da Universidade Federal de Uberlândia. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e o Teste Qui-quadrado. De modo geral, notou-se que as características pertencentes à Dimensão Técnica foram consideradas ligeiramente mais relevantes. Algumas das características apontadas como mais importantes foram: “reconhecer e aceitar erros”, “ser acessível para diálogos”, “ter domínio do conteúdo”, “ter capacidade analítica, crítica e reflexiva”, “ser interessado” e “ter envolvimento e comprometimento com o fazer docente”. Quanto à associação das respostas com as características dos respondentes, não foi possível encontrar significativas diferenças entre elas. Isso implica que a opinião dos alunos de forma geral é convergente e independe do sexo, período da graduação, área do curso ou se trabalha ou não.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode85066491-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentificaçãoCaracterísticasBom.pdfTCC688.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.