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dc.creatorOliveira, Mariana Borges-
dc.date.accessioned2020-12-03T20:14:41Z-
dc.date.available2020-12-03T20:14:41Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariana Borges. Reforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado utilizando protensão externa. 2020. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30552-
dc.description.abstractIn Brazil, the number of special constructions in reinforced concrete that are obsolete is very large. The main reasons that make these constructions, mostly viaducts and road bridges, out of date, are the lack of inspection and maintenance of them, and the inability of these constructions to resist the increase in loads due to the new large vehicles existing. Among the available structural reinforcement methods, this work analyzes the use of external prestressing, the necessary requirements for its application, its performance as reinforcement through an application example and the approach of the content by the standards and the Brazilian literature.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectProtensão externapt_BR
dc.subjectReforço estruturalpt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectExternal prestressingpt_BR
dc.subjectStructural reinforcementpt_BR
dc.subjectBridgespt_BR
dc.titleReforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado utilizando protensão externapt_BR
dc.title.alternativeStructural reinforcement of reinforced concrete road bridges using external prestressingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ciloni, Arquimedes Diógenes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990211823601341pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Cristina Vidigal de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787104367701931pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lauren Karoline de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447850644499380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8892838677577261pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a quantidade de obras-de-arte especiais em concreto armado que se encontram obsoletas é muito grande. Os principais motivos que tornam essas obras, em grande parte viadutos e pontes rodoviárias, defasadas, são a falta de inspeção e manutenção das mesmas e a incapacidade dessas obras em resistir os acréscimos de cargas devido aos novos veículos de grande porte existentes. Entre os métodos de reforço estrutural disponíveis, este trabalho analisa a utilização da protensão externa, os requisitos necessários para sua aplicação, seu desempenho como reforço através de um exemplo de aplicação e a abordagem do conteúdo por parte das normas e da literatura brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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