Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Juliana Silva-
dc.date.accessioned2020-11-26T17:27:12Z-
dc.date.available2020-11-26T17:27:12Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationMELO, Juliana Silva de. Guia de histórias em quadrinhos: ferramenta para professores de Ciências e Biologia?. 2020. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.291pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30490-
dc.description.abstractThe objective of this work was to elaborate, apply and evaluate, a didactic product that offers Comic Stories (HQs) with didactic potential in order to contribute with the pedagogical work of Science and Biology teachers. We chose to create an electronic platform from the google sites program, inserting comic strips there, which are small comic books. The product was presented to undergraduate students in Biological Sciences, and was evaluated by them through a questionnaire. The platform, entitled HQBio, hosted at <http://bit.ly/33iS5mT> was well received by the students. Most of the research participants like comics and had contact with this resource in their basic education, a percentage that decreased in higher education. All the participants in this research defend the use of comic books in the textbook and would use them in their teaching practices, the concern with learning being greater than the ludic function of comic books. We emphasize that the compliments and the pertinence of the comics must be accompanied by consideration, since this cultural product is not designed for educational purposes, but we, the teachers, are the ones who select them. In fact, many subjects in Science and Biology have no strips related to it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectRecurso ditáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências e Biologiapt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectDidactic resourcept_BR
dc.subjectScience Teaching and Biologypt_BR
dc.titleGuia de histórias em quadrinhos: ferramenta para professores de Ciências e Biologia?pt_BR
dc.title.alternativeGuide to comics: a tool for science and biology teachers?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3392833849466466pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi elaborar, aplicar e avaliar, um produto didático que disponibiliza Histórias em Quadrinhos (HQs) com potencial didático a fim de contribuir com o trabalho pedagógico de professores de Ciências e Biologia. Optamos por criar uma plataforma eletrônica a partir do programa google sites, inserindo ali tirinhas, que são HQs pequenas. O produto foi apresentado aos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas, e por eles foi avaliado por meio de um questionário. A plataforma, intitulada HQBio, hospedada no endereço <http://bit.ly/33iS5mT> foi bem recebida pelos graduandos. A maioria dos participantes da pesquisa gosta de HQs e tiveram contato com este recurso em sua educação básica, percentual que diminuiu no ensino superior. Todos os participantes desta pesquisa defendem o uso de HQs no livro didático e as usariam em suas práticas docentes, sendo a preocupação com a aprendizagem maior do que a função lúdica das HQs. Ressaltamos que os elogios e a pertinências das HQs devem ser acompanhadas de ponderação, visto que esse produto cultural não é elaborado para fins educacionais e sim, nós, os professores, é que as selecionamos. De fato, muitos assuntos em Ciências e Biologia não possuem tirinhas a ele relacionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.291pt_BR
dc.orcid.putcode84209606-
dc.crossref.doibatchid181d2faf-2a9f-40b0-b60d-4395f45e7790-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuiaHistóriasQuadrinhos.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons