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dc.creatorMatos, Agatha Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-18T15:48:58Z-
dc.date.available2020-11-18T15:48:58Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationMATOS, Ágatha Cristina de Oliveira. De Tubal Vilela para Ismene Mendes: o exercício de desvelar memórias silenciadas como um desafio ético, estético e político para o Ensino de História. 2020. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30418-
dc.description.abstractThe present paper has its theme the change of the square's name from Tubal Vilela to Ismene Mendes. A movement initiated in a demonstration that took place on March 8, 2017. The object of analysis is the memories involving the place and, above all, what was problematized by the women who organized the demonstration: the meaning effects of promoting memories and forgetfulness on the History of Uberlândia, with the square as the motto. The objective of working with this theme is to understand how working with local memories in History Teaching can contribute to a plural History, which is concerned with turning its attention to those who were forgotten in History and who had their daily lives, struggles, and resistances silenced. Defending the theme as a sensitive one and seeking to contribute with reflections on a History Teaching that helps establish correspondences with other spaces, times, subjects, and that promotes an ethical, aesthetic, and political formation sensitive to call of the silenced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPraça Tubal Vilelapt_BR
dc.subjectRosalina Buccironipt_BR
dc.subjectIsmene Mendespt_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.titleDe Tubal Vilela para Ismene Mendes: o exercício de desvelar memórias silenciadas como um desafio ético, estético e político para o Ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Correia, Iara Toscano-
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andrea Angelotti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550083035166969pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui como tema a alteração do nome da praça de Tubal Vilela para Ismene Mendes, movimento iniciado em manifestação ocorrida em 8 de março de 2017. O objeto de análise são memórias que envolvem o local e, sobretudo, o que foi problematizado pelas mulheres que organizaram a manifestação: os efeitos de sentido da promoção de lembranças e esquecimentos sobre a história de Uberlândia, tendo a praça como mote. Meu objetivo ao trabalhar com esta temática é compreender como o trabalho com as memórias locais no Ensino de História pode contribuir para uma História plural, que se preocupe em voltar sua atenção para aqueles que foram esquecidos na História e que tiveram seu cotidiano, suas lutas e resistências silenciados. Defendendo a temática como um tema sensível, busco contribuir com reflexões sobre um Ensino de História que auxilie no estabelecimento de correspondências com outros espaços, tempos e sujeitos e que promova uma formação ética, estética e política sensível ao apelo dos silenciados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode83720007-
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