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dc.creatorBernardes, Adriana Auxiliadora Martins-
dc.date.accessioned2020-11-17T17:29:18Z-
dc.date.available2020-11-17T17:29:18Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationBERNARDES, Adriana Auxiliadora Martins. Nos fios da história...: contextos, saberes e práticas de alfabetizadoras de jovens e adultos. 2002. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.68pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30410-
dc.description.abstractThis survey had as goal to know the nature of the process of professional knowledge construction by the adolescents and adults alphabetizer in the context of the Municipal Program of Illiteracy Eradication in Uberlândia-MG - PMEA. The study was developed by oral thematic interviews on the formation, the professional trajectory, the knowledge and the pedagogical practices developed by 5 alphabetizer who act at PMEA in the year 2000. Was used also, the analysis of documents and institutional data of the mentioned Program to compose the analysis. The teachers’ narratives showed that their knowledge are plural and was build during the time, being strong influenced personal and scholar by their life’s histories and by the concrete situations of education that they had lived deeply in the daily of the classroom. Was evidenced that the practical in classroom has a determinative paper in the formation and teaching professionalization, where the courses of initial and continued formation have secondary values. Considering the knowledge of experience roll in the pedagogical practices construction, this study aims the necessity of we rethink the proposal for the continued formation for alfabetizadoras of Adolescents and Adults. It’s necessary go over the formation model based in the technic rationality and give value to the teachers know-make, propitiating a continued formation that makes possible a reflection on the pedagogical practice developed in the daily school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProfessores de ensino primáriopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetiza­ção de adultospt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducação po­pularpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleNos fios da história..: contextos, saberes e práticas de alfabetizadoras de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeIn the threads of history...: contexts, knowledge and practices of youth and adult literacy teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Selva Guimarães-
dc.contributor.referee1Fiorentini, Dario-
dc.contributor.referee2Marquez, Damáris Naim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550590566841774pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivos conhecer a natureza e o processo de construção de saberes profissionais pelas alfabetizadoras de jovens e adultos, no contexto do Programa Municipal de Erradicação de Analfabetismo de Uberlândia-MG -PMEA. O estudo foi desenvolvido por meio de entrevistas orais temáticas sobre a formação, a trajetória profissional, os saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas por 4 alfabetizadoras que atuaram no PMEA no ano de 2000. Também se utilizou de documentos e dados institucionais do referido Programa para compor a análise. As narrativas demonstraram que os saberes das alfabetizadoras são plurais e que foram construídos ao longo do tempo, sendo fortemente influenciados pelas suas histórias de vida pessoal e escolar e pelas situações concretas de ensino que vivenciaram no cotidiano da sala de aula. Evidenciou-se que a prática em sala de aula tem um papel determinante na formação e profissionalização docente, sendo que aos cursos de formação inicial e continuada são atribuídos valores secundários. Considerando o papel dos saberes da experiência na construção de práticas pedagógicas, este estudo aponta para a necessidade de se repensar as propostas de formação continuada para alfabetizadores de jovens e adultos. É necessário superar o modelo de formação baseado na racionalidade técnica e valorizar o saber-fazer dos professores, propiciando uma formação continuada que possibilite uma reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2002.68pt_BR
dc.crossref.doibatchid853d40d1-cca9-4588-868d-ce4953cff0ba-
dc.subject.autorizadoEducação de jovens e adultospt_BR
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