Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAbrahão, Anthony-
dc.date.accessioned2020-11-12T21:15:27Z-
dc.date.available2020-11-12T21:15:27Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationABRAHÃO, ANTHONY. Idealização, projeto, construção e avaliação de esclerômetros retilíneos totalmente computadorizados. 1999. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.1999.28pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30369-
dc.description.abstractThe abrasive wear of materiais is a complex phenomenon. Therefore experimental techniques are fundamental tools to study the problem. The effect of a single abrasive particle acting on a material sample surface can be analyzed in esclerometric test, controlling at least, the load conditions, the scratching speed and the penetration rate. The design of a linear sclerometer, and the automatization of experimental procedures are presented. Scratch and indentation test methodologies are proposed. The developed test system hardware setup and control is managed by a software that operates on a Windows l\IT platform, resulting a reliable a flexible experiment material methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEsclerometríapt_BR
dc.subjectEsclerômetropt_BR
dc.subjectDesgaste abrasivopt_BR
dc.subjectTeste de revestimentopt_BR
dc.subjectIndentaçãopt_BR
dc.subjectScratch-testingpt_BR
dc.subjectEsclerometerpt_BR
dc.subjectAbrasive wearpt_BR
dc.subjectCoating testpt_BR
dc.subjectIndentationpt_BR
dc.titleIdealização, projeto, construção e avaliação de esclerômetros retilíneos totalmente computadorizadospt_BR
dc.title.alternativeIdealization, design, construction and evaluation of fully computerized rectilinear sclerometerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lépore Neto, Francisco Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3358895700776806pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, João Carlos Mendes-
dc.contributor.referee2Rosário, João Maurício-
dc.contributor.referee3Ribeiro, José Francisco-
dc.contributor.referee4Franco, Sinésio Domingues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0927856831482281pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumo0 desgaste abrasivo de materiais é um fenômeno complexo. Assim, técnicas experimentais são ferramentas fundamentais para o estudo do problema. O efeito de uma única partícula abrasiva agindo sobre a superfície da amostra de um material pode ser analisado através de ensaios esclerométricos, controlando-se as condições de carregamento, a velocidade de riscamento e a taxa de penetração. O projeto de um esclerômetro retilíneo e a automatização dos procedimentos experimentais são apresentados neste trabalho. São propostas metodologias para ensaios esclerométricos e de indentação. A arquitetura do hardware desenvolvido e seu controle é administrado por um software que opera em plataforma Windows NT, resultando em uma metodologia experimental confiável e flexível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration121pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.1999.28pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoRevestimentospt_BR
dc.subject.autorizadoDesgaste mecânicopt_BR
dc.subject.autorizadoAbrasivospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdealizacaoProjetoConstrucao.pdfDissertação5.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons