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dc.creatorGatti, Giseli Cristina do Vale-
dc.date.accessioned2020-11-12T20:13:23Z-
dc.date.available2020-11-12T20:13:23Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationGATTI, Giseli Cristina do Vale. História e representações sociais da Escola Estadual de Uberlândia (1929 - 1950). 2001. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.62pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30367-
dc.description.abstractIt concers the communication of the results achieved in the investigation on the History of Educational Institutions area. The institution in question is the State School of Uberlândia, located in Uberlândia, MG. This research had the purpose to analyse the History of the State School of Uberlândia from the social representations built around itself in the city and region from 1929 to 1950. During this investigation it was consulted the nacional and internacional bibliography on this topic, the documents of the amount of the school, as well as the seasons newspapers, photographs and documents of the municipal public file. Besides that, it's good to emphasize the importance of the statements that were gather from former students and former teachers of the school, among others. The results achieved showed that the social representations built around the State School in Uberlândia had given centralness to this institution in the city and in Triângulo Mineiro area, which contributed to legitimate its departures as future leaders of public and private sectors. Besides, it was possible to apprehend the conservative and traditional dimension of the school, with the appreciation of the country and the discipline as spirits modelling given to the action of the gifted teachers to the educational mission. This way, it could be realized the distance from the existent system of political and social ideas at school with regard to that extoled by the moviment that used to influence educational improvements betweem the periods 1929 and 1950.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectHistoriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleHistória e representações sociais da Escola Estadual de Uberlândia (1929 - 1950)pt_BR
dc.title.alternativeHistory and social representations of the State School of Uberlândia (1929 - 1950)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5354758011229936pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961059262254729pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoTrata-se da comunicação dos resultados alcançados em investigação no campo da História da Educação, especificamente, na área da História das Instituições Educacionais. A instituição em exame é a Escola Estadual de Uberlândia, sediada em Uberlândia - MG. Esta pesquisa objetivou analisar a História da Escola Estadual de Uberlândia a partir das representações sociais construídas ao seu redor na cidade e região no período de 1929 a 1950. No decorrer dessa investigação foram consultadas a bibliografia nacional e internacional sobre o assunto, os documentos do acervo da escola, bem como jornais de época, fotografias e documentos do acervo do arquivo público municipal. Além disso, foram importantes os depoimentos recolhidos junto a ex-alunos e ex-professores do colégio, entre outros. Os resultados alcançados demonstraram que as representações sociais construídas em torno da Escola Estadual de Uberlândia conferiram centralidade a essa instituição na cidade e região do Triângulo Mineiro, o que contribuiu para legitimar seus egressos como futuros dirigentes dos setores público e privado. Além disso, foi possível apreender a dimensão conservadora e tradicional da escola, com a valorização da pátria e da disciplina como modeladoras dos espíritos, mediante a ação dos professores vocacionados para a missão educacional. Nesse sentido, pôde-se perceber a distância do ideário vigente na escola em relação daquele preconizado pelo movimento escolanovista que influenciava as reformas educacionais do período compreendido entre 1929 e 1950.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration131pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.62pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoEscolas estaduaispt_BR
dc.subject.autorizadoEscolas públicaspt_BR
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